MercadoNotícias
MTur mira no mercado asiático

Na última terça-feira (18), a ministra do Turismo em exercício, Fernanda Norat, recebeu o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), Dr. Kao Kim Hourn, com quem conversou sobre possíveis parcerias. O encontro integra o esforço estratégico do governo brasileiro para diversificar parcerias globais e intensificar a cooperação com o continente asiático.

“A aproximação com países da ASEAN é uma prioridade do ministro Gustavo Feliciano para reforçar o fluxo de turistas internacionais ao Brasil. A região abriga uma população expressiva e possui uma economia extremamente forte, e queremos posicionar o nosso país como um destino altamente atrativo para esses viajantes, além de captar investimentos estratégicos que reforcem a geração de emprego e renda na nossa cadeia turística”, afirmou Fernanda Norat.

Durante a reunião, foi apresentado à comitiva asiática o Guia de Investimentos em Turismo no Brasil, elaborado em parceria com a ONU Turismo e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O material orienta e incentiva a atuação de grupos estrangeiros em projetos turísticos brasileiros, como meios de hospedagem e outros empreendimentos privados do setor.

Fundada em 1967 e sediada em Jacarta, na Indonésia, a ASEAN é composta por Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietnã. O grupo responde atualmente pela quarta maior economia do planeta, registrando um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de aproximadamente US$ 4,5 trilhões.

  • O Brasil é, desde 2023, o primeiro e único país da América Latina com status de Parceiro de Diálogo Setorial da ASEAN.
  • A cooperação conta com um Plano de Cooperação Prática para o período de 2024 a 2028, que inclui colaboração em diversas frentes.
  • Em 2025, o comércio entre o país e integrantes da ASEAN ultrapassou US$ 38,4 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *