A Mountains Lodges Of Peru (MLP) busca oferecer a seus clientes experiências em cenários de natureza no Peru. Combinando hospedagem e atividades de trekking e imersão cultural, a empresa, que opera no Vale Sagrado dos Incas, completa dez anos de operação com taxas de ocupação de 98%.
Os viajantes podem escolher dois tipos de experiência: a Lares Adventure, que tem foco em imersão cultural, e a Salkantay Trek to Machu Picchu, atividade focada na prática do trekking. Em todas elas, os participantes partem de Cusco e o objetivo é chegar a Machu Picchu, desbravando a região e se hospedando em sistema lodge to lodge. “Apoiamos a cultura local e oferecemos uma experiência autêntica”, afirma Andrés Adasme, da Mountains Lodges Of Peru.
A Lares Adventure exige menos preparo relacionado às técnicas de trekking em comparação à trilha Salkantay, rota que iniciou os trabalhos da MLP em solo peruano há 10 anos. Segundo Adasme, os participantes podem escolher formas alternativas à caminhada para se deslocarem de um lodge a outro. O foco principal é integrar os viajantes às comunidades locais, tendo contado com a cultura peruana desta região.

Caminhada do roteiro Lares Adventure A empresa oferece contato com a cultura local
Este roteiro parte de Cusco com destino à Machu Picchu e percorre localidades remotas como Huacahuasi, Lamay, Viacha, Lago Ipsaycocha, além de sítios arqueológicos como Pisac e Ollantaytambo. Ele é sustentado por lodges de luxo em Lamay e Huacahuasi, sendo que o segundo teve origem a partir de investimentos do próprio grupo, além da prefeitura de Urubamba, da comunidade local, da ONG Arariwa (dedicada ao desenvolvimento rural sustentável) e da Corporação Interamericana de Investimentos, instituição do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Respeitando as comunidades locais, a Mountains Lodges Of Peru mantém uma sociedade com os habitantes de Huacahuasi, que permanecem proprietários dos terrenos onde foi construído o lodge e ficam com 25% dos lucros gerados pelo grupo hoteleiro. Esta forma de parceria é determinada em vista da proteção da cultura milenar ainda em vigor no local. A empresa deve abrir mais dois lodges próprios: um em Patacancha, em 2017, e outro em Águas Calientes, em 2018.

Um dos lodges do roteiro Os lodges oferecem conforto aos hóspedes
Já a rota de Salkantay tem como proposta oferecer ao turista uma experiência de aventura em contato com a natureza local. A companhia oferece hospedagem em lodges alocados em lugares remotos, não acessíveis com o suporte de veículos, porém com toda comodidade, infraestrutura e bons serviços. Mas atenção: é preciso estar em bom condicionamento físico, principalmente por se tratar de trajetos em altitudes incomuns.
A Salkantay Trek leva o viajante da região central de Cusco até Machu Picchu, passando por belos cenários, como as proximidades da montanha Salkantay, a mais alta da região (com 6.271m, sendo que os turistas chegam, em seus arredores, aos 4.600m) e a segunda mais importante perante à mitologia inca, e o Lago Humantay, que é alimentado pelos glaciais de mesmo nome. São sete dias de percurso, durante os quais a hospedagem noturna ocorre em quatro lodges: Salkantay (a 3.869m), Wayra (a 3.906m), Colpa (a 2.870 m) e Lucma (a 2.135m), além da estada em Aguas Calientes, na cidadela de Machu Picchu.
Salkantay: paisagens remotas O destino é Machu Picchu
Segundo Adasme, os brasileiros preferem a experiência Lares Adventure. “Estamos no segundo ano da Lares e cerca de 20% de nossos clientes são brasileiros”, explica Adasme. “Já 80% dos viajantes que participam da Salkantay são norte-americanos. Eles gostam de caminhar, mas querem dormir bem”, completa. No roteiro de trekking, apenas 3% dos participantes são provenientes do Brasil.
O executivo afirma que a Lares tem 120 saídas fixas entre março e dezembro, quando acontecem os roteiros. “Os brasileiros estão mudando a forma de viajar. Eles não buscam mais só Miami e Dubai”, acredita.
notícias recentes
15º Desafio Senac: Alunos no Comando tem como tema “Hospitalidade: conectando histórias”
Legado Vivo: Clube do Feijão Amigo renova liderança e anuncia retomada global dos encontros
Mercado global de café deve alcançar US$ 239 bilhões até 2031, aponta HostMilano
notícias relacionadas
Bancorbrás reforça atuação no segmento de viagens corporativas
Na ABAV Expo, Atlantica projeta adicionar 10 novos hotéis ao portfólio em 2027
Slaviero Hospitalidade dá as boas-vindas a David Cruz