Todo cuidado é pouco

Restaurantes precisam seguir normas e procedimentos para garantir a qualidade dos alimentos

Apresentação do prato e sabor são primordiais para ter sucesso em um restaurante. Mas estes estabelecimentos, inclusive os de hotéis, precisam seguir uma série de regras para garantir que o alimento chegue em perfeitas condições à mesa de seus clientes.

“É necessário seguir os padrões determinados pela legislação vigente”, explica a nutricionista Flávia Zibordi Camargo, diretora da Zibordi Consultoria em Alimentos. “Além desses procedimentos, também devem ser feitos monitoramentos diários, como da temperatura dos equipamentos, dos alimentos em exposição, do óleo da fritura”, elenca.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) utiliza o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação para estabelecer quais os procedimentos devem ser seguidos pelos restaurantes. O documento descreve os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado. Além disso, os estabelecimentos precisam seguir as legislações municipais e estaduais locais.  

 

Leia a matéria completa na página 32 da edição 394

 

Deixe uma resposta