Entrevistas
Peru aposta na aceleração de investimentos públicos para impulsionar o turismo

Durante a 19ª edição do SAHIC Hotel and Tourism InvestmentForum – Latin America e Caribe, realizada entre os dias 24 e 25 de março no Rio de Janeiro, membros da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (PROMPERU) apresentaram as principais novidades em áreas para investimento em hotelaria em Lima, Cusco e Arequipa – liderados pelo diretor de Investimentos Empresariais, Daniel Cordova.

Em entrevista à hotelnews, Cordova começou explicando um pouco sobre como funciona a PROMPERU, e destacou três frentes de promoção: exportações, turismo – tanto receptivo como interno – e investimentos. Este último, focado em capital estrangeiro. “Assim, ressaltamos cinco principais setores: turismo, especialmente a partir de investimentos hoteleiros e centros de convenções; alimentos e bebidas; manufaturas; serviços intensivos em termos de conhecimento; e energias renováveis”, explica.

O executivo diz que em quatro anos a Comissão têm buscado fortalecer ferramentas e incorporar estratégias, como seminários e roadshows de investimentos, para captar recursos estrangeiros e novas cadeias hoteleiras. “Temos feito isso em vários destinos, como nos Estados Unidos e em países europeus, onde realizaremos atividades ao longo do ano”.

Atrações turísticas

O setor turístico no Peru representa 2% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que o número de visitantes estrangeiros estava na casa dos quatro milhões antes da pandemia da Covid-19. “Passamos por algumas atribulações nos últimos anos. O turismo caiu muito com a pandemia e quando estávamos nos recuperando, em 2022/2023, tivemos alguns efeitos climáticos adversos, que fecharam rotas e destinos turísticos importantes. Mas, estamos nos recuperando pouco a pouco”, afirma Cordova.

O executivo afirma que o Peru possui uma diversidade de destinos, muita riqueza e diferentes segmentos que podem ser explorados pelo turista estrangeiro, como o cultural, o histórico e o de aventura. “Atrações ao ar livre têm se fortalecido muito – por exemplo, o turismo vivencial, o eco amigável – em diversos destinos, além de Machu Picchu e Cusco, que são os mais conhecidos. Outras atividades turísticas estão se desenvolvendo muito no centro e no Norte do Peru, como circuitos de avistamento de aves e de fauna marinha”, explica.

Cordova conta que existem também incentivos fiscais interessantes, como o ressarcimento aos estrangeiros do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) pagos na hospedagem e na alimentação realizada no local. “Para empresas que querem investir mais de cinco milhões no Peru, temos o regime especial de recuperação de imposto, além de taxas fixas de cinco ou dez anos, a depender da negociação”.

Crescimento na capital

Sobre o desenvolvimento do turismo, Daniel Cordova afirma que há uma projeção interessante para o país, principalmente em Lima, pois já há muitos serviços estabelecidos para os turistas, tanto os que vão a lazer quanto os que viajam a negócios. “O crescimento econômico do Peru tem sido superior à média da América Latina nas últimas duas décadas. O país teve incremento de 6% enquanto a América Latina alcançou 4%, e a expectativa é que continue nessa ascendência, até 1,5% maior”.

E o otimismo vem dos programas agressivos de aceleração de investimentos públicos desenvolvidos pelo governo nos últimos dois anos e meio. “Estamos falando de conectividade de aeroportos, portos e estradas. Além disso, o Ministério da Economia e Finanças tem acelerado os concursos públicos para conseguir investidores que façam esses projetos. Somente em 2024, o montante investido em projetos de infraestrutura pública foi superior a todo o acumulado nos cinco anos prévios, de 2019 até 2023”.

Campanhas no Brasil

Sobre a promoção do destino no Brasil, o diretor da PROMPERU destaca a retomada da campanha “Peru, é um destino uau”. Seu principal objetivo é incentivar o turismo internacional, enfatizando os atrativos naturais, culturais, de aventura e gastronômicos do país.

Esta iniciativa abrangerá mercados estratégicos nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Espanha, França, Alemanha, Itália, Holanda e Austrália. A estratégia inclui um mix de mídia – que abrange mídias sociais, mídia digital e publicidade externa. A campanha destaca diversos destinos turísticos que refletem a riqueza cultural e natural do país.

“Este ano, estamos nos concentrando em promover nossas atrações de natureza, aventura e luxo no Brasil. Transversalmente estão o turismo comunitário e as experiências gastronômicas, como as encontradas em Lima, que oferecem uma oferta culinária diversificada, com restaurantes de primeira classe, aclamados internacionalmente e liderados por renomados chefs peruanos”, diz Cordova.

Destaque para dois destinos

Ancash: localizado ao norte de Lima, este destino se destaca por suas paisagens deslumbrantes, caminhadas entre montanhas cobertas de neve e lagoas azul-turquesa, além de seus vastos tesouros arqueológicos. Você pode chegar à capital, Huaraz, por terra (uma viagem de oito horas) ou por ar de Lima até o Aeroporto de Anta (um voo de uma hora e dez minutos) e chegar a Huaraz após cerca de uma hora de carro.

Lambayeque: localizada ao norte de Lima, é um destino com atrações arqueológicas e museus, que também ostenta uma renomada tradição culinária local. Conta também com praias ideais para relaxar ou praticar esportes como o surfe.  É possível pegar voos de Lima para Chiclayo, capital de Lambayeque (duração: uma hora e trinta minutos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *