Daniel Aquino: o pequeno grande chef do Unique Garden

Uma mudança no percurso da viagem, da França para a Espanha, foi fator determinante na formação do chef Daniel Aquino. Estimulado pela leitura de uma matéria sobre a revolução da cozinha espanhola, o instinto o conduziu à Escola de Gastronomia Bell´Art, em Barcelona, e posteriormente à Universidade local, onde concluiu a formação com cursos de pós -graduação em Alta cozinha criativa e Alta cozinha executiva.

Entre 2007 e 2009 estagiou com ninguém menos que Ferran Adrià, no concorrido restaurante catalão El Bulli, e como se isso não bastasse registra em seu currículo incursões também pelas cozinhas da Bélgica, Itália e Portugal. “Foi uma trajetória de crescimento e muito aprendizado que ainda não terminou, porque aprendemos diariamente sempre que ingressamos em algo novo, e é exatamente isso que faz desta uma profissão ímpar”, conta o jovem chef que hoje comanda os restaurantes Kitanda, Chez Victor e Relais Jardin, do Unique Garden Hotel & Spa, em Mairiporã, na Grande São Paulo, o primeiro empreendimento brasileiro a receber o selo Green Kitchen. Concedida pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), a certificação reconhece projetos de restaurantes com altos padrões de qualidade, com base no trinômio da ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade. A horta orgânica do hotel produz 32 variedades de frutas, legumes e hortaliças, o ervanário conta com 98 diferentes espécies de plantas – algumas medicinais – e sua fonte de água mineral foi avaliada entre as sete melhores do mundo pela Organização Mundial da Saúde.

“Minha história com este paraíso começou de uma forma muito especial porque fui indicado por hóspedes que já frequentavam o hotel”, conta Daniel, que não gosta de rotular sua cozinha, nem de ater o seu trabalho às opções do menu. “Gostamos de mimar nossos hóspedes e aos que são habituées costumo mesmo sugerir que ignorem o cardápio e nos digam o que realmente gostariam de comer. Muitas vezes me surpreendo com a simplicidade dos desejos”, lembra Daniel, que já teve de preparar vaca atolada e mobilizar um dos helicópteros do hotel para uma viagem ao litoral em busca de manjubinha para atender ao desejo de um casal brasileiro que vive parte do ano em Nova York. “Não é de luxo que estamos falando, mas de celebração à vida; esse é o conceito fundamental do serviço que prestamos no Unique Garden”, define.

Deixe uma resposta