Bufê de casamentos

Em eventos é muito difícil agradar a todos os convidados, mas oferecer opções diversificadas e de bom gosto é essencial

Organizar um casamento não é tarefa das mais fáceis. Muitos são os detalhes, fornecedores, ideia e desejos. Além de linda e animada, é imprescindível que a festa de casamento tenha boa comida. Hoje o mercado oferece opções de menu que atendem aos mais variados gostos. No coquetel geralmente são servidos os práticos finger foods, ou comidas para comer com as mãos, composta por canapés quentes e frios feitos com carnes, legumes e até frutas.

Em suas viagens e cursos, chef Fábio Guerra, que já trabalhou em grandes restaurantes de Paris e dos Estados Unidos, conheceu de perto a cozinha e o estilo de trabalho dos bufês mais requisitados do mundo. Para atender um público que aprecia a alta gastronomia e precisa de praticidade na hora de organizar os eventos, o chef criou a Finger Food, empresa especializada nesse tipo de produto.

Entre as opções oferecidas pelo empreendimento para o coquetel estão os canapés frios, como Blinis de salmão e caviar (blinis de espinafre, creme de limão, salmão marinado, ovas pretas); Ópera de salmão (Biscuit de espinafre, salmão defumado, creme de salmão, dill); Duo de kani com wassabi (blinis de espinafre e gergelim, creme de kani com wasabi); e o Ópera de tinta de lula e camarão (biscuit de tinta de lula, creme de camarão com ceboulette e camarão).

Há também os canapés quentes, como Tarte de vitelo ao Malbec (massa de tarte, vitelo desfiado, redução de vinho malbec, gergelim e linhaças); Fillo de Vatapá de camarão (massa fillo, vatapá, camarão); Cake de shitake e ervas (farinha, ovos, shitake, queijo parmesão, ervas, manteiga); e Financier de Aspargos (farinha, ovos, manteiga, sal, queijo parmesão, fermento, aspargos).

Sticks e mini sanduíches também fazem sucesso nos coqueteis. Práticos e saborosos, recebem um toque requintado na cozinha de Guerra, como o Wrap de Parma, mussarela de búfala e rúcula (pão folha, parma, mussarela de búfala, rúcula, molho mostarda) ou o Mini sírio de carpaccio e pesto (mini pão sírio, carpaccio, pesto).

Almoço ou jantar
Para os noivos que optam por casamentos na parte da manhã, um almoço menos formal é a pedida. Muitos empreendimentos oferecem cardápios com três opções de pratos principais, como por exemplo dois tipos de carne e uma massa. Para acompanhamento, salada e arroz já satisfazem o paladar de muitos convidados.

Agora, se a escolha for um jantar, é importante oferecer pelo menos três opções de prato principal, como massas, carnes e peixes, além das guarnições, que podem incluir buquê de folhas verdes, pasteizinhos variados, caldinhos e tortas salgadas. “O tipo de serviço e o cardápio dependem muito do perfil do cliente, caso o evento seja mais formal sugerimos o serviço de bufê completo. Já nos casos mais informais, as mini porções entram no lugar dos empratados, o que melhora o espaço e agiliza o serviço”, explica a banqueteira Maria Luiza Campos, proprietária do bufê Maria Luiza e do Solar Portugal, de Petrópolis (RJ).

O bufê do Marakuthai trabalha com finger foods, entretanto, a logística varia muito em razão da dinâmica de cada evento e das escolhas do cliente. “Hoje costumamos trabalhar com finger food por conta da praticidade e comodidade dos noivos e dos convidados. As pessoas conseguem interagir melhor e circular durante a festa”, explica Renata Vanzetto, chef do restaurante e do bufê Marakuthai, o primeiro com duas casas, uma na capital de São Paulo, e outra em Ilhabela, litoral paulista; e o segundo, inaugurado no último mês de julho, também na capital.

As comidas oferecidas levam a marca do Marakuthai: finger foods delicados e irresistíveis e cardápio eclético e contemporâneo, que pode abranger das tradicionais comidinhas de casamentos até as de inspiração tailandesa. “A ideia é repetir na capital a fórmula de sucesso da matriz em Ilhabela, litoral paulista, onde realizamos casamentos pelo menos uma vez por semana”, explica Renata.

No Barceló Bávaro Beach Resort, de Punta Cana, na República Dominicana, o menu é fechado, não importa a época do ano. “Oferecemos bufês a partir de 50 pessoas confirmadas e menus empratados que se enquadram aos pacotes de casamento”, explica Mariam Suarez, gerente de Marketing do resort.

Quando o serviço escolhido é o empratado, o resort oferece uma variedade de opções e os noivos têm três opções de pratos para servir aos convidados. “Já para o bufê, o casal escolhe o que será servido em meio a uma seleção especial preparada pelos nossos profissionais e cada convidado pode comer livremente”. O resort, que realiza até 40 casamentos por mês, conta com um mestre de cerimônia e mobiliza mais de 20 pessoas para a preparação da festa, dependendo do porte e do serviço oferecido.

A hora do doce
Para uma das partes mais aguardada por muitos dos convidados, principalmente mulheres, em uma festa de casamento, a sobremesa, as opções são diversas. Entre as mais tradicionais e que nunca saem de moda estão fondant de chocolate, mil folhas de coco com calda de abacaxi ou pudim diplomata com creme inglês. O cliente pode optar por um bufê de sobremesas com diversas guloseimas à escolha dos convidados ou então uma opção única servida individualmente e que pode ter uma apresentação diferenciada.

A mesa de doces também é indispensável. “Camafeu, trouxinha de coco, doces de ovos e waffles de chocolate são sempre muito pedidos, mas noiva adora uma novidade também”, diz a doceira Isabella Suplicy. Entre as delícias preparadas em seu atelier localizado em São Paulo, estão rosa de doce-de-abóbora com fitas de coco e a casquinha de laranja kinkã recheada com doce de laranja e água de flor-de-laranjeira, flor de tâmara com recheio de brigadeiro de romã, trufa ouro recheada com brigadeirão caramelado.

A Finger Foods também oferece docinhos especiais, como Tatin de Amêndoa e Avelã (sablé com amêndoas, avelã e castanhas); Charlotte Citron (base biscuit de amêndoas, creme de limão siciliano); e o Cubo (biscuit de pistache com amora, chocolate com ganache, framboesa e bavaroise de baunilha).

Deixe uma resposta