O Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo se prepara para sua 29ª edição, que será realizada de 09 a 12 de novembro, na Serra Gaúcha. Além de contar com expositores ligados ao turismo e hotelaria, e espaços dedicados a negócios, o evento promove uma série de palestras com temas pertinentes ao setor.
Nos dias 10 e 11, das 8h30 ao meio dia, o Festuris promove seu congresso, no Palácio dos Festivais, com o tema central “Conectando o mundo: o futuro sustentável da indústria turística”. A apresentação ficará a cargo da jornalista Rosa Helena Volk.
No primeiro dia, João Machado, presidente da ABAV-RS, apresenta um quick talk. Em seguida, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, fala sobre o tema “O desafio: 12 milhões de visitantes internacionais e 6 milhões de empregos. Estratégias para alcançar estes resultados”; Victor Hugo, secretário da Cultura, Esporte e Turismo do Rio Grande do sul discute “Turismo RS: para onde vamos?”; Leonel Pavan, secretário da Cultura, Esporte e Turismo de Santa Catarina fala sobre “O Sul é meu destino: a integração da região sul como produto único”.
Após o painel, Carlos Vazquez, da Esferatur Consolidadora, apresenta “Reciclando ideias para multiplicar negócios” e Theo Orosco, CEO da Excat Sales, fala sobre “Mudando a lógica dos negócios também no turismo”. João Machado, da ABAV-RS ficará responsável pela mediação.
No final do primeiro dia do congresso há um painel intitulado “Novos turistas e um novo turismo”. Na ocasião, Michel Bregolin, coordenador dos cursos de Eventos, Hotelaria e Turismo da Universidade de Caxias do Sul apresenta o tema “Turismo de Interesses Especiais”; Mauro Chwarts, CEO da Highland Aventura discute “Destinos exóticos: encontro com gorilas”; e a influenciadora Selma Bastos Light discute “Quebrando paradigmas na conquista do espaço para o segmento LGBT”.
No sábado, 11 de novembro, acontece o segundo dia do congresso do Festuris. A abertura fica a cargo de Rita Vasconcelos, da ABAV-RS, que participa de um quick talk. Em seguida acontece o painel “Smart destinantions: destinos inteligentes, sustentáveis e tecnológicos”. Participam Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, e Guilherme Bortoli, CEO da Orgânica Digital. A mediação fica a cargo de Juarez Barroso, presidente da Redetur.
Às 10h, represententes do Prom Perú e do Vietnã debatem o tema “Diversificando o produto: investimentos e iniciativas que mudam o cenário de um destino”. Às 11h, Caio Maia, fundador da Chilli Beans, apresenta “Transformação: atitudes que mudam resultados e superam desafios”.
Durante a feira também serão realizados workshops, capacitações e seminários no Serra Park, centro de convenções onde acontece o Festuris.

notícias recentes
15º Desafio Senac: Alunos no Comando tem como tema “Hospitalidade: conectando histórias”
Legado Vivo: Clube do Feijão Amigo renova liderança e anuncia retomada global dos encontros
Mercado global de café deve alcançar US$ 239 bilhões até 2031, aponta HostMilano
notícias relacionadas
Bancorbrás reforça atuação no segmento de viagens corporativas
Na ABAV Expo, Atlantica projeta adicionar 10 novos hotéis ao portfólio em 2027
Slaviero Hospitalidade dá as boas-vindas a David Cruz