Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Crédito da foto: Pedro Vilela
De acordo com a Fundação João Pinheiro (FJP), no ano passado o estado de Minas Gerais teve sua maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com um volume de aproximados R$ 925 bilhões. As causas desse bom desempenho estão diretamente ligadas ao crescimento do setor de serviços, com destaque para o turismo.
O estado recebeu 78.419 passageiros em 2022, um incremento de 4,9% em comparação com o ano anterior, segundo a CVC, um dos maiores grupos de viagens da América Latina. Somou-se a isso o aumento apontado também em 2022 no fluxo de pessoas no desembarque aéreo, que cresceu 41,7% em comparação ao ano anterior, de acordo com dados estimados pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais.
O subsecretário de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula e Silva, afirma que a expectativa para 2023 é de novos recordes. “Já começamos o ano muito bem, com este Carnaval que foi o maior da nossa história. Faremos o lançamento de outras políticas para continuarmos com esse crescimento de destaque de Minas Gerais”, declara.
A consolidação de Minas como um dos principais destinos turísticos do país é fruto do trabalho em conjunto da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Instâncias de Governança Regionais (IGRs), municípios e o trade turístico.
“O êxito do nosso estado acontece, em grande parte, porque a liberdade mora em Minas. Aqui temos opções para quem gosta de curtir os eventos culturais, para quem quer participar de eventos de negócios, para quem prefere descansar, para os amantes da natureza, para os que desejam aproveitar as estâncias hidrominerais, dentre outros atrativos. Recebemos bem todo tipo de turista”, complementa o subsecretário.
Saldo positivo para a hotelaria
Outro dado positivo é o aumento do room nigths, que leva em consideração o número de diárias vendidas. A CVC estima que, em 2023, Minas tenha 144 mil room nigths, um acréscimo de 9% em comparação com o ano passado. Vale destacar que na comparação entre 2022 e 2021, o indicador já havia aumentado 2,5% na companhia de viagens. Isso significa não apenas que mais pessoas estão indo para Minas, mas que também estão ficando mais tempo no estado, o que impulsiona a economia local e acelera a geração de emprego e renda.

notícias recentes
15º Desafio Senac: Alunos no Comando tem como tema “Hospitalidade: conectando histórias”
Legado Vivo: Clube do Feijão Amigo renova liderança e anuncia retomada global dos encontros
Mercado global de café deve alcançar US$ 239 bilhões até 2031, aponta HostMilano
notícias relacionadas
Bancorbrás reforça atuação no segmento de viagens corporativas
Na ABAV Expo, Atlantica projeta adicionar 10 novos hotéis ao portfólio em 2027
Slaviero Hospitalidade dá as boas-vindas a David Cruz