Traduzindo hospitalidade em imagens

A identidade visual é a expressão máxima do conceito do seu hotel

Diz o ditado popular que a primeira impressão é a que fica. Claro que não se deve levar isto ao pé da letra, mas você já parou para pensar na mensagem que o seu hotel passa no momento em que o hóspede faz o primeiro contato? Não estamos falando nem de recepção, lobby, arrumação do quarto – antes disso, quando ele conhece sua marca, entra no seu site, pesquisa sobre o empreendimento na internet. Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores cada vez mais dinâmicos, a identidade visual de uma marca é importante. Mas, o que é isso? “É o conjunto de elementos que identifica uma empresa ou instituição”, define Marcello Montore, professor do curso de Design da ESPM.

“O elemento principal desse conjunto é o logo [ou a logomarca], e fazem parte da identidade visual todos os materiais que colaboram para estabelecer uma imagem coerente e única para a empresa/instituição. Portanto, a identidade visual define a imagem do negócio”, explica Montore, destacando que cores, tipografia, elementos e apoio visual, entre outros, completam este conjunto. Mais do que apenas elementos decorativos do hotel, a identidade visual é a ferramenta com a qual o empreendimento apresenta-se para seu cliente antes mesmo do primeiro contato – busca atingi-lo no início da sua jornada de compra. E o impacto desta comunicação é grande, principalmente nos meios digitais. A internet é a primeira fonte de pesquisa de muitos viajantes, e dados do Google apontam que 74% dos usuários decidem pela compra baseados em outros atributos que não o preço – podem ser as imagens atrativas, a boa localização, as avaliações e depoimentos sobre a propriedade.

Leia a matéria completa na página 34 da edição 397

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