AconteceNotícias
Trade turístico e empresários se reúnem na sede do Secovi-SP

Lideranças do trade turístico e empresários estiveram reunidos na última terça-feira (19) no Secovi-SP para discutir temas importantes ao setor. Estiveram presentes Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turísticos Imobiliários do Secovi-SP (VPATI); Ana Biselli, secretária de Turismo e Viagens do Estado de SP; e o consultor da InvestSP, Eduardo Madeira.

Caio Calfat iniciou a reunião destacando a importância dos empresários e poder público se reunir para fomentar estratégias que contribuam para o desenvolvimento do setor. “Um dos nichos que enxergamos oportunidade de maior desenvolvimento é o de multipropriedades”, destaca. O executivo também ressaltou a importância de encontros como este que possam discutir o setor de turismo não apenas no âmbito de infraestrutura, construção, mas também no estímulo e promoção do turismo como destino, gerador de empregos.

Por sua vez, a secretária Ana Biselli, primeira mulher a ocupar o cargo, destacou o caráter transversal da pasta e defendeu atuação articulada com outras áreas do governo. “A Secretaria de Turismo é uma secretaria relativamente pequena, mas eu arrisco dizer que é a mais transversal que a gente tem”, afirmou. Ela também reforçou a necessidade de combinar esforços para ampliar o impacto das ações. “O esforço que eu estou fazendo agora, logo na minha chegada, é combinar esforços com os outros secretários”.

Outros convidados

O encontro também reuniu o empresário Guilherme Paulus; o membro da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Virgílio Carvalho; o presidente-executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza; o vice-presidente da Accor Hotels para América do Sul, Abel Castro; o consultor Roland Bonadona; o diretor de Economia do Secovi-SP, Celso Petrucci; o diretor de Projetos Estratégicos da Setur/ InvestSP, Gustavo Grisa; o consultor Diogo Canteras; e empresários do setor, que discutiram agenda focada em temas como ampliação de investimentos, qualificação de destinos e o fortalecimento e integração entre poder público e iniciativa privada.

Em sua apresentação, Gustavo Grisa detalhou o programa de crédito para o setor, voltado a facilitar o acesso a financiamento para projetos de turismo em diferentes portes. “O Crédito SP surge com o objetivo principal de ser esse facilitador”, explicou. Segundo ele, a iniciativa conecta projetos, empresários, gestores públicos e instituições financeiras, com foco em ampliar o volume de investimentos no estado.

O impacto da jornada 6×1 nas operações hoteleiras foi amplamente exposto tanto por Orlando de Souza quanto por Celso Petrucci, que também abordou a necessidade de busca por novos fundos e créditos a serem destinados ao fomento de empreendimentos imobiliário-turísticos. “O setor vive um momento de forte necessidade de integração entre planejamento, crédito e infraestrutura. Temos que identificar recursos de fundos, de iniciativas que estão esterilizadas e que poderiam contribuir para o fomento no turismo como um redutor de taxa de juros”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *