O Ministério do Turismo (MTur), em meio à operação Verão Legal, realizou visitas a 40 meios de hospedagem em Maceió (AL). Entre os vistoriados pelos fiscais do órgão, 26 foram notificados por não apresentarem o Cadastur, como determina a Lei do Turismo. A capital alagoana foi a quarta a receber a ação, que persiste até abril.
Os empreendimentos visitados terão um prazo de até 30 dias para a regularizar a situação. Caso não ocorra, o prestador será autuado e poderá ser penalizado com uma multa que pode chegar a R$ 854 mil.
Iniciado em setembro de 2017, o trabalho já tem surtido efeitos nos números do Cadastur. Em dezembro de 2017 foram identificados 64.591 cadastros, um crescimento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“A ação foi muito bem sucedida, pois conseguimos reforçar com os meios de hospedagem a importância de seguir o que determina a lei e a importância de manter o Cadastur para manter seu estabelecimento legal. Fomos bem recebidos e acredito que todos têm a ganhar com esse trabalho desenvolvido pelo MTur”, afirma Rodrigo Rios, fiscal do Ministério do Turismo.
Além da formalização de meios de hospedagem, o cadastro também é obrigatório para outras seis categorias: agência de turismo, parque temático, acampamento turístico, organizadora de eventos, guia de turismo e transportadora turística.

notícias recentes
Aviação doméstica bate recorde de passageiros e amplia debate sobre conectividade regional
Príncipe Harry defende maior colaboração no turismo durante Skift Global Forum
Reserva Morros Verdes fecha parceria com Grupo Capim Santo
notícias relacionadas
Conheça os cursos do Le Cordon Bleu oferecidos entre outubro e dezembro de 2026
Brasil arrecada R$ 4,8 bilhões do turismo internacional em agosto
Hilton São Paulo Morumbi finaliza primeira fase de reformas