Móveis planejados

Com diversidade de acabamentos e acessórios, mobiliário planejado oferece ótimo custo x benefício

Para empreendimentos hoteleiros, beleza, durabilidade, praticidade e personalização são palavras de ordem na hora da decoração. Assim, apostar em móveis planejados pode ser uma ótima opção para os apartamentos, principalmente aqueles que seguem padrões de rede ou que são de categoria econômica e business, por exemplo.

“A indicação desse tipo de mobiliário vai depender do padrão do hotel ou mesmo do quarto específico dentro do empreendimento. Se for mais básico e com várias unidades, o ideal é fazer planejado, principalmente por uma questão de custo. Já se for alguma suíte especial ou um hotel inteiro customizado, devemos tratar caso a caso como se fosse uma residência. Observo, no entanto, que é possível obter resultados incríveis com móveis planejados e materiais mais simples”, explica a arquiteta Anna Novaes, da Conseil Brasil Arquitetura e Interiores.

A profissional conta que a variedade de materiais disponíveis no mercado é cada vez maior e mais interessante. “É possível encontrar materiais diferentes por preços acessíveis. Na parte das madeiras para execução dos móveis, os fabricantes de MDF (Medium-Density Fiberboard, painéis de média densidade) sempre têm novidade de muito bom gosto”, afirma Anna, para quem o grande desafio dos planejados é fazer com que eles se pareçam customizados.

“No início, a ideia de um planejado era a de repetição, milhões de unidades todas exatamente iguais. Desta maneira os fabricantes conseguiam produção em escala e bons preços”. Entretanto, essa padronização se tornou cansativa e monótona, como conta a arquiteta, e a criatividade entrou em cena para utilizar os conceitos de produtividade e baixo custo, mas com aspecto de customização. “Para isso, a variedade de acabamento dos materiais foi fundamental. Dois projetos exatamente iguais do ponto de vista produtivo, mas com um pequeno detalhe modificado, podem ser totalmente diferentes pelo aspecto visual”, assegura.

Cris Jacobsen designer responsável pelo casaehotel – Projeto e Consultoria em Design de Interiores – costuma indicar os planejados em seus projetos, pois, segundo ela, essas empresas trabalham com alta tecnologia em termos de ferragens, materiais e acabamentos e oferecem condições de fabricação para grandes quantidades. “Além do mais, as empresas idôneas de planejados oferecem serviço pós-venda, como garantia e manutenção. Em um mercado tão competitivo o produto tem de estar alinhado ao estilo, qualidade e, principalmente, ao conceito, buscando sempre o que há de melhor e mais moderno”, completa.

Vantagens

Pensando na praticidade e no bem-estar dos hóspedes, o Clarion Hotel Jade Brasília, no Distrito Federal, adotou os móveis planejados em seus apartamentos, como conta Rafaela Biondo, gerente de Vendas do empreendimento. Segundo a profissional, uma das vantagens desse tipo de mobiliário é a possibilidade de personalização de acordo com o perfil do hóspede. “Nos apartamentos contamos com amplas mesas de trabalho, maleiro ergonômico para melhor manipulação de objetos e armário com tamanho acima do padrão comercial, o que proporciona um melhor aproveitamento do espaço e acomodação de itens, como ternos, vestidos etc”.

Para facilitar a visualização dos itens internos, o mobiliário conta também com iluminação de led acoplada. Além disso, os espelhos foram colocados nas portas dos armários, o que garante um melhor aproveitamento de espaço. No banheiro o hotel dispõe de nichos que acomodam melhor o enxoval de banho e o deixa sempre em bom estado para uso, sem amassados. “O planejado, além de ser vantajoso para o hotel devido à programação e rapidez na instalação, influencia na valorização do empreendimento e garante maior qualidade em relação aos padronizados”, explica a gerente de Vendas.

O projeto dos quartos, assinado pela arquiteta e decoradora Márcia Bizzi, da Bizzi Arquitetura, levou em consideração quatro aspectos fundamentais: conforto, design, durabilidade e facilidade de manutenção. Os elementos propostos na decoração combinam produtos naturais e tecnológicos. “O destaque no apartamento é a cabeceira da cama feita em madeira, que enobrece o ambiente e dá ao quarto um toque de aconchego e elegância”. A peça desenhada pela arquiteta tem recorte central com aplicação de luzes de led e serve como apoio para livros, relógio, joias, chaves e copos.

Sobre a manutenção dos móveis, Rafaela diz que é sempre preventiva, assim como a realizada em todo o hotel, e segue o projeto Sempre Novo da Atlantica, administradora do Clarion Hotel Jade Brasília. “A rede trabalha com foco na preservação do empreendimento para apresentar sempre o nível máximo de excelência aos nossos hóspedes”, completa.

Evolução e criatividade

Para Catarina Nedavaska, gerente de design da Accor na América Latina, as grandes empresas especializadas em móveis planejados evoluíram e investiram muito em tecnologia, possibilitando uma grande variedade de acabamentos e soluções personalizadas para atender as necessidades dos projetos hoteleiros. “Uma das grandes vantagens em optar por planejados é o custo x benefício, que se torna muito favorável exatamente pela alta tecnologia empregada na execução dos móveis e na utilização de matérias-primas de alta qualidade”.

Segundo a gerente de design, a rede utiliza MDF revestido com os mais variados acabamentos, de acordo com o projeto arquitetônico e o conceito da marca hoteleira. “A durabilidade e a resistência ao alto tráfego são fatores determinantes para a escolha dos materiais, características essenciais para hotelaria”, afirma.

Em Campinas, o Royal Palm Plaza considerou a mudança para móveis planejados nas últimas atualizações dos apartamentos do edifício Orquídea, que aconteceram em 2012, por se tratar de uma alternativa moderna e que permite a criação de ambientes diferenciados, usando a criatividade. “Nossos quartos são espaçosos e com essa mudança conseguimos ganhar ainda mais amplitude”, revela a gerente de governança do hotel, Cleide Balestri.

Com a implementação, o hotel conseguiu manter os padrões essenciais para o conforto dos hóspedes, sem perder em qualidade e a praticidade. “Um exemplo disso é a maneira como escolhemos a altura da TV nas suítes. Ela é pensada e adequada para que o hóspede possa assistir a seus programas da mesa de trabalho e da cama, com muita elegância e sem causar impacto visual”, assegura. “Optamos por design contemporâneo, com madeira e vidro para os acabamentos. Essa escolha combina com a atual decoração proposta para os ambientes dos quartos e com o projeto arquitetônico do complexo”, completa Cleide.

Lançamentos

Todeschini
Com design semelhante ao linho, o padrão Tessile Touch segue a linha de produtos sensíveis ao toque da Todeschini. Integrante da coleção Identidade, a novidade foi criada com base no já conceituado revestimento Tessile, da antiga coleção Vida. Inspirada nas origens do povo brasileiro e nas culturas dos povos afro, indígena e português, Identidade resgata com emoção as referências do universo cultural do País, seus sabores, cores, texturas e formas que encantam os olhos do mundo. A sobriedade clássica do Tessile Touch imprime sofisticação às composições e torna os ambientes mais leves. Produzido em MDP é elegante e versátil. Permite diversas composições com os tons madeirados e pinturas em alto brilho. www.todeschinisa.com.br.

Caemmun Movelaria
Objetivando otimizar espaços cada vez menores, a Caemmun lançou neste ano de 2014 uma solução para estes ambientes: Combo Fast, que é composto por uma bancada de 1133mm de largura e 570mm de altura e painel para instalação de TV com 1133mm de largura e 716mm de altura. Para adequar melhor este produto no ambiente, possui como diferenciais rodízios e corrediças telescópicas, além de acabamento em BP de 25mm de espessura. www.caemmun.com.br

Favo
Utilizando portas revestidas com couro 100% ecológico, a linha Leather, da Favo, oferece ao projeto uma infinita gama de possibilidades de cores e padrões. Os móveis da marca também são desenvolvidos com sistemas diferenciados, como o Soft Touch, que facilita a abertura de portas e gavetas com apenas um toque. www.favomoveis.com.br.

Dell Anno
Desde 2010 a Dell Anno, através da fabricante Unicasa Móveis, conta com a unidade de negócios – Unicasa Corporate – voltada especialmente para atender o mercado corporativo. Entre as opções de acabamentos estão lacas em diversas tonalidades, além de padrões de amadeirados e unicolores. Há ainda a possibilidade de personalizar as peças com acessórios, como boxes revestidos, prateleiras e cabideiro. www.unicasacorporate.com.br.

Kitchens
Especialista em móveis planejados de alto padrão, a Kitchens traz a elegância e a sofisticação do tecido para seus projetos de dormitórios e closets com o revestimento Tweed. Desenvolvido com exclusividade para a marca, é inspirado na famosa trama de tecido escocês eternizado por Coco Chanel, que o introduziu na alta costura, e criou os famosos terninhos que são hits até hoje. Pode ser usado tanto em portas, gavetas como também na estrutura dos projetos. www.kitchens.com.br.

Closet & Cia
Os projetos da Closet & Cia para a rede hoteleira permitem medidas flexíveis com aproveitamento total dos espaços. De fácil instalação, possibilidade de reparos individuais e baixa manutenção, os produtos possuem portas deslizantes com opção espelhada, prateleiras que podem ser editadas com gavetas, sapateiras e módulos. A produção da indústria é totalmente verticalizada, o que confere mais agilidade na entrega e instalação dos projetos. www.closetcia.com.br.

Segatto
A Segatto está sempre preocupada em oferecer produtos com design moderno em constante alinhamento com as tendências do mercado moveleiro internacional. Destaque para a cama em couro ecológico preto e o tom de Verde Esmeralda no acabamento Velutatto. Outra novidade são as portas dos armários da linha Profillo com vidros que podem ser personalizados com a impressão de fotos ou imagens. www.segatto.com.br.

M&A Planejados
No mercado há mais de uma década, a M&A Planejados lança todos os anos cores e acabamentos, como a pintura laca Metacrilato nas cores Grafite, Branco, Preto e Tortora. Outra novidade é o sistema de portas com amortecimento e espaço para TV. A empresa oferece seis anos de garantia. www.planejadosma.com.br.

S.C.A.
A S.C.A. desenvolve soluções em mobiliário para a hotelaria com a preocupação de captar as necessidades e o perfil do empreendimento. A técnica Grafismi é um dos diferenciais para o setor, pois oferece a possibilidade de gravar ou imprimir imagens e estampas diretamente no mobiliário ou em painéis decorativos, reforçando a identidade e bandeira do hotel. www.sca.com.br.

Arvy
A Arvy oferece soluções de móveis planejados de alta qualidade, desenvolvidos especificamente para ambientes comerciais. Os móveis são produzidos em MDP, com revestimento em baixa pressão. Os ambientes são projetados no Promob Studio, com renderização com alto realismo. Os produtos têm inúmeras opções em puxadores e acessórios, de acordo com o perfil do cliente. www.arvy.ind.br.

Rossmark
Há 85 anos, a Móveis Rossmark fabrica móveis sob medida para empreendimentos comerciais
em todo o território nacional. A empresa prima pela aplicação de tecnologias avançadas e mão de obra especializada, sempre aliado à matéria-prima de qualidade. www.rossmark.com.br.

Deixe uma resposta