Jean Yves, o chef do restaurante Térreo, do B Hotel

Meio século de experiência na gastronomia não é para qualquer um. Jean Yves Poirey que o diga. Das mãos habilidosas do chef, hoje no comando do restaurante Térreo, no B Hotel Brasília (DF), já nasceram pratos em diversos hotéis pelo mundo.

Nascido em 1952 em Rouïba, na Argélia francesa, teve o primeiro contato com as panelas muito cedo. A família tinha um restaurante e Jean auxiliava nas preparações básicas. “Lembro que a minha avó morava em uma região com muitas oliveiras e eu, ainda pequeno, a ajudava a quebrar as azeitonas para fazer conservas. Era um toque especial que ela dava aos pratos”.

O incentivo da família para seguir no ramo foi grande. O chef conta que, na Europa, os empreendimentos são normalmente passados entre as gerações e a paixão pela gastronomia aflora naturalmente. “Trabalhar nunca foi obrigação. Eu tinha prazer em estar ali”. Tanto que iniciou os estudos na área aos 15 anos, na École hôtelière internationale Savoie-Léman, em Thonon-les-Bains (França), e estreou na área como chefe de garçons em uma companhia de cruzeiros marítimos.

Leia a matéria completa na edição 413

Deixe uma resposta