Edição 418HotelariaNotíciasRevistas
Imersão no Cerrado

A isolada pousada Trijunção resgata o regionalismo da Savana com a maior biodiversidade do mundo

“O sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera” – trecho do livro Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Essa frase é a tradução exata da sensação que sentimos quando estamos chegando no coração do Cerrado, nos quilômetros finais da viagem de carro que separa o município de Mambaí (GO) da pousada Trijunção.

A pousada fica dentro da fazenda homônima situada no encontro dos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia e, consequentemente, de três regiões do País: Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. A maior parte das terras estão encravadas no oeste baiano – berço das águas onde encontram-se muitas nascentes – em um planalto que vai da divisa dos estados até o rio São Francisco.

A história da fazenda Trijunção começou há quase 25 anos, quando a região ainda era muito erma mas existia um movimento de expansão agrícola do município de Luís Eduardo Magalhães em direção ao local. “O proprietário, José Roberto Marinho, presumiu que a agricultura poderia trazer problemas hídricos para a região e adquiriu mais terras para proteger as áreas de nascentes e veredas”, conta Allan Figueiredo, gestor da fazenda.

Leia a matéria completa na edição 418 ou no nosso app, disponível para download na Apple Store e no Google Play

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *