A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) assinará um acordo de cooperação técnica com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) com apoio da Frente Parlamentar de Defesa da Valorização da Produção Nacional da Uva, Vinho, Espumante e Derivados do Congresso Nacional para a definição de um cronograma de atividades para o fortalecimento do segmento de Enoturismo e potencializar a divulgação das regiões produtoras de vinho como destinos turísticos aptos a receberem visitantes nacionais e internacionais.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz recebeu na manhã desta quarta-feira (22), parlamentares para discutir os desafios e definir práticas para o desenvolvimento do turismo nas vinícolas do país. Participaram da audiência na sede da autarquia, em Brasília, os deputados federais Afonso Hamm, presidente da Frente Parlamentar e Herculano Passos, coordenador de Enoturismo da frente.
De acordo com Lummertz, é preciso criar uma marca para o vinho brasileiro no exterior e, com isso, trabalhar estratégias de divulgação do potencial desses produtos turísticos para os principais mercados, como Londres, capital da Inglaterra, que produz pouco a bebida e tradicionalmente é aberta a multiculturas.
“O grupo de trabalho pode gerar ações concretas como a realização de workshops entre produtores e operadoras de turismo que comercializam rotas turísticas de vinhos, além da criação de um hotsite e publicações sobre o segmento que tem um potencial em ascensão no país”, defende.
O Brasil é o 21º produtor de vinho do mundo, com cerca de 1.100 vinícolas que produzem 32 milhões de litros da bebida por ano. O Rio Grande do Sul, mais precisamente a Serra Gaúcha, responde por 82% da produção de vinho nacional. Entretanto, outros estados também se destacam como Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Espírito Santo.
*As informações são da assessoria de Comunicação da Embratur.

notícias recentes
Slaviero Hospitalidade dá as boas-vindas a David Cruz
Socorro destaca pluralidade turística durante a 53ª ABAV Expo
Meliá e Messi discutem expansão da MiM Hotels e novos projetos
notícias relacionadas
Ícaro Scandarolli assume como gerente comercial no Mavsa Resort
Sinavirrp promove debate sobre impactos da Reforma Tributária no turismo
The Almer Porto Alegre estreia nova marca da ICH