Perfil do chef Gilberto Berlamino

Restaurante incrementa menu, visando consolidar seu requinte histórico

Ao concluir ampla modernização em suas instalações, o Parque Balneário Hotel, em Santos, no litoral sul paulista, incrementou a área gastronômica. Contratou o chef Gilberto Belarmino para comandar a cozinha do Old Harbour, restaurante deste empreendimento que, inaugurado em 1912, faz parte da história da hotelaria do País. Com essas reformulações, o hotel busca preservar a sofisticação que o tornou referência de requinte durante décadas anteriores.

“Garantir a qualidade de produtos e serviços no Old Harbour dá a Santos a posição que a cidade-polo da Baixada Santista merece. Essa região é uma das mais desenvolvidas do Estado e comporta uma gastronomia com a mesma qualidade da existente em São Paulo e no Rio de Janeiro”, opina Gilberto. Acrescenta que o turismo de lazer é uma tradição na cidade, que registra um aumento substancial de visitantes de negócios. O município tem infraestrutura pública de transportes, atrações, comunicação e balneabilidade das praias.

O chef observa ainda que o aprimoramento da qualidade do segmento de A&B em hotéis é uma realidade do mercado. Ao investir na gastronomia os meios de hospedagem também atraem o público externo, criando uma oportunidade de negócio. Exemplificando, cita o The Royal Palm Residence, em Campinas (SP), onde ele atuou no comando do Matisse Restaurante.

No Old Harbour, no cardápio de cozinha internacional, Gilberto acrescentou variedades de risotos, uma de suas especialidades. Explica que mantém o menu porque os clientes já estão acostumados com as opções existentes. As mudanças ocorrem no método de trabalho e na concepção dos pratos, que ganham novos molhos e sabores. Tanto o hotel como o restaurante são freqüentados pela elite social.

Com especialidade na alta gastronomia italiana e francesa, Gilberto acumula experiências na culinária mediterrânea e alemã. Há 34 anos atuando no segmento, ele integrou uma das primeiras turmas de formandos do Hotel Senac São Pedro (SP). Entre outros restaurantes de redes hoteleiras, esteve no Mofarrej, Blue Tree e Bourbon.

Deixe uma resposta