Capri Tiberio Palace

Uma obra-prima de design contemporâneo com ar informal e mediterrâneo

Por Alessandra Leite

Cortando as águas calmas do Tirreno, como é chamado o mar Mediterrâneo ao longo da costa oeste italiana, surge a pequena ilha de Capri. Com seus paredões de rocha e as construções brancas que vão desde a Marina Grande, porta de entrada da ilha, até a parte alta, Capri encanta pela sua beleza natural e sua história, que remete ao grandioso Império Romano. O primeiro imperador (romano), Augusto, descobriu a ilha e o fascínio foi tanto que construiu diversas villas. Já o seu sucessor, Tibério, se mudou para a ilha e de lá governou o Império do ano 27 d.C até sua morte, em 37 d.C.

Para desvendar a charmosa Capri, uma boa dose de disposição é necessária para caminhar pelas vielas e se deparar com locais encantadores como a mirante da via Tragara, com vista para as Faraglioni – três rochedos plantados no mar -, o Arco Naturale – formação rochosa esculpida pela natureza -, a via Krupp – sinuoso caminho até a Marina Piccola, entre muitos outros. Entretanto, é na Piazza Humberto I, mais conhecida como Piazzeta, e nas ruelas ao redor que encontram-se muitos restaurantes, cafés e lojas que vendem produtos típicos da ilha, além das boutiques de grifes.

Devido à formação calcária, a ilha está repleta de grutas, como a Azul, a mais famosa. Uma cavidade natural que recebe este nome devido à luz solar que passa por uma abertura subaquática e pelo efeito da filtragem desta claridade pelo azul do mar. É como se uma forte iluminação de neon brotasse do fundo do mar.

Reinaugurado em 2010, após uma extensa obra de renovação, o Capri Tiberio Palace é uma obra-prima de design contemporâneo, embora preserve um ar informal e mediterrâneo. Com uma localização privilegiada, ocupando a encosta de uma colina e a poucos passos de distância da Piazzeta, o hotel oferece um clima jovem e cheio de personalidade. As cores e a fragrância da ilha juntamente com referências de viagens e experiências estão presentes na decoração vintage de todos os ambientes.

Ao entrar no lobby, a sensação é de chegar à casa de um grande viajante, devido à quantidade de ornamentos, reminiscências e objetos. Com uma atmosfera nostálgica inspirada no Cotton Club, de Nova York, e na Cuba, da década de 60, o Jacky Bar é o ponto de encontro para embalar o fim de tarde e a noite enquanto se degusta o ‘Cesar Tonic Pepper’, o coquetel assinatura do bar.

Todos os 55 apartamentos, incluindo 17 suítes, são bem iluminados e aconchegantes. As suítes possuem amplas varandas com vista para o mar azul de Capri. Três delas merecem destaque: Bellevue, Capri e a Pan Am. Enquanto a Bellevue dispõe de um terraço privativo e hidromassagem com vista panorâmica da ilha, a suíte Capri é uma homenagem às estrelas do cinema dos anos 50. Já a suíte denominada Pan Am é uma reminiscência dos tempos áureos da companhia aérea norte-americana. Um quadro com aviões pequenos ao redor de um globo vintage remete à logomarca da empresa.

O restaurante Terraza Tiberio tem várias mesas ao ar livre, em um agradável terraço, e uma área interna com clima moderno e descolado. Especializado na culinária regional e mediterrânea, começou a oferecer também um menu kosher certificado pela União Ortodoxa, propondo uma combinação entre a tradição judaica e os ingredientes locais.

O hotel ainda conta com um aconchegante spa que oferece diversas opções de massagens e tratamentos para relaxar, incluindo uma piscina com jacuzzi. Parte dela fica numa área interna e outra no solário. O Capri Tiberio é o único empreendimento na Itália que disponibiliza para os seus hóspedes uma biblioteca repleta de livros da prestigiosa editora Taschen, especializada em publicações de arte, fotografia, arquitetura, design e viagens. Todos os livros estão à venda.

Mais informações: www.capritiberiopalace.com

Deixe uma resposta