Campeonato Brasileiro de Barista

COMPETIÇÃO MOTIVA O APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS

Pelo terceiro ano consecutivo, a etapa paulista do Campeonato Brasileiro de Barista, promovido pela ACBB (Associação Brasileira de Café e Barista), integrou a programação do Equip Food&Drinks, na Nova Equipotel. Em 2009, o vencedor foi Bruno Ferreira Silva (Suplicy Cafés Especiais). O segundo lugar ficou com Cecília Meguni Sanada (UniOctávio Café), campeã da mesma etapa em 2008. O terceiro colocado foi Eder Hilário (Santo Grão Café).

Os três primeiros vencedores e os baristas Lucciano Salomão (Niewa Café) e Elaine Francisco Martins (Santo Grão Café) – respectivamente, quarto e quinto colocados – representarão o Estado no 9º Campeonato Brasileiro de Barista. O campeão brasileiro estará na edição 2010 do WBC (World Barista Championship), em Londres (Reino Unido).

Bruno, 23 anos, venceu a etapa paulista pela segunda vez. “Ganhei em 2006 e fiquei em segundo nos últimos dois campeonatos. Neste ano, não estava confiante, principalmente na final. Estava nervoso, mas deu certo”, ressaltou. Ele atua na profissão há sete anos e está no Suplicy Cafés Especiais desde 2005.

Bruno também integra a equipe da BBCT (Brazilian Barista Coffee Team), responsável pela excelência do serviço de café em eventos nacionais e internacionais, do PSI (Projeto Setorial Integrado), que objetiva a promoção da exportação do produto industrializado – uma iniciativa da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações) em parceria com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).

Este ano, 15 baristas participaram da etapa São Paulo. Durante as eliminatórias, os competidores apresentaram o preparo de 12 bebidas (espressos, cappuccinos e drinks) de criação própria, em 15 minutos. Paulo Tassinari (Tassinari Cafés Especiais, RJ) liderou o júri, composto por quatro especialistas sensoriais e dois técnicos. Na final, os cinco primeiros colocados e a barista Gicélia Amaral (Cafema Q), sexto lugar na competição, ainda prepararam mais 12 bebidas. O resultado do vencedor, aguardado com muita ansiedade pelos finalistas e colegas de profissão, só foi divulgado poucos minutos antes do encerramento da Nova Equipotel 2009.

O júri também escolheu André Luiz Fabbri (Suplicy Cafés Especiais) como autor do melhor cappuccino e Elaine Francisco Martins (Santo Grão Café) como dona do melhor drink assinatura. Lucciano Salomão (Niewa Café) ficou com o título de melhor performance.

Deixe uma resposta