Uma pesquisa desenvolvida pelas empresas SEMrush, especializada em marketing digital, e Zarpo, agência de turismo online, revela a preferência dos brasileiros por destinos para as viagens de final de ano. A cidade de Caldas Novas, no interior de Goiás, é o destino mais procurado por quem pesquisa roteiros pela internet, com 233.220 buscas.
A tendência de fuga do litoral também se destaca no segundo e terceiro lugares da lista, ocupados por cidades do interior paulista e carioca. A segunda cidade mais buscada é Atibaia (SP), na Serra da Mantiqueira, a 69 km da capital paulista, com 121.530 buscas, seguida por Petrópolis (RJ), da região serrana do Rio de Janeiro, com 117.420 pesquisas.
Para o CEO e cofundador do Zarpo, Alexis Manach, essa é uma tendência porque essas regiões têm recebido grandes investimentos e se desenvolvendo como pólos turísticos. “O litoral sempre será o principal destino dos brasileiros. Porém, nos últimos anos, estas cidades investiram muito em infraestrutura e atraíram grandes empreendimentos do setor hoteleiro, e isso está gerando um novo comportamento do turista”, comenta.
Completando o ranking estão as cidades de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, com 104.800 buscas, e Itupeva (SP), cidade localizada a 70 km de São Paulo, com 14.900 buscas.
“Ao analisarmos as pesquisas, notamos o surgimento de um novo padrão de comportamento do turista que vai viajar nos últimos meses do ano: a procura por cidades menores e com baixo fluxo de pessoas evidencia a preferência por calmaria e clima mais ameno, características marcantes desses destinos”, complementa Maria Chizhikova Marques, coordenadora de Mercado Brasileiro da SEMrush.

notícias recentes
Aviação doméstica bate recorde de passageiros e amplia debate sobre conectividade regional
Príncipe Harry defende maior colaboração no turismo durante Skift Global Forum
Reserva Morros Verdes fecha parceria com Grupo Capim Santo
notícias relacionadas
Conheça os cursos do Le Cordon Bleu oferecidos entre outubro e dezembro de 2026
Brasil arrecada R$ 4,8 bilhões do turismo internacional em agosto
Hilton São Paulo Morumbi finaliza primeira fase de reformas