A maioria dos brasileiros prefere se hospedar na casa de parentes ou amigos quando viajam. Segundo pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos, 71,7% dos turistas nacionais optam por ficar em lares de conhecidos. Já os que escolhem permanecer em hotéis e pousadas correspondem a 19% dos entrevistados. Ainda de acordo com o estudo, 9,8% dos viajantes preferem ficar em casa ou apartamento, seja próprio ou alugado.“O que aconteceu de 2013 para 2014 no consumo do brasileiro de uma forma geral vale também para o turismo. Uma parcela expressiva de brasileiros, sob influência de inflação alta, arrefecimento do emprego, juros em elevação e, com isso, queda da confiança, segurou o consumo, inclusive no momento de viajar. Por isso, tivemos um quadro de recuo nas viagens, conjugado às maiores adesões ao ônibus e ao próprio estado como destino. É algo natural: cortar do orçamento despesas conforme sua essencialidade”, afirma Christian Travassos, economista da Fecomércio RJ.
(fonte: Fecomércio RJ/Ipsos)
A intenção de viagem dos brasileiros recuou de 30,7% em 2013 para 24,0% neste ano. O lazer e as férias seguem como principal razão de viagem, sendo a circunstância indicada por 53,3% dos entrevistados. A visita a parentes ou amigos foi o motivo apontado por 42,5% dos pesquisados, e os negócios corresponderam a 9,8% das respostas.
O item ‘hotéis’ foi o mais bem avaliado, atingindo nota 6,7. A segurança, apesar de ter avançado 0,8 ponto percentual, ainda é o quesito com pior avaliação, com nota 4,6.
A pesquisa nacional Fecomércio RJ/Ipsos ‘Turismo no Brasil’ ouve anualmente 1.000 brasileiros, de 70 cidades, nas cinco regiões do País.

notícias recentes
Ecoflex lança na Equipotel coleção de colchões que permite personalização
Phytoervas renova amenities e prepara novidade para 2027
TOTVS prepara agentes de IA específicos para a hotelaria
notícias relacionadas
JW Marriott anuncia transformação de resort na Califórnia
Harus celebra 30 anos e destaca lançamentos para o setor de higienização profissional
São Paulo sedia primeiro Salão Abrasel