Marcas em sinergia

Hotéis diversificam parcerias para agregar valor ao serviço que prestam ao hóspede

Reforçar os valores e diferenciais de uma marca nunca foi uma necessidade tão premente aos players que disputam fatias privilegiadas de um mesmo mercado. Os apelos estão por toda parte, da TV à mídia mais convencional, passando agora em larga escala pelos canais eletrônicos e redes sociais.

Nos hotéis, uma tendência que segue crescente é a de alocar espaços para o comércio de produtos nem sempre apenas de conveniência, como era comum no passado. O lugar antes ocupado por artigos de primeira necessidade hoje é disputado por grifes famosas, que enxergam o hotel como poderosa vitrine em contato direto e ininterrupto com o consumidor final.

A rede francesa L’Occitante iniciou no Brasil a estratégia de desenvolver joint ventures com a hotelaria a partir da operação de spas. O primeiro foi implantado em 2003, pelas mãos de Sílvia Gambim, diretora presidente da marca no Brasil, que hoje administra negócios em 18 hotéis, cinco deles usando efetivamente a marca by L’Occitante. Essa é a variante da proposta, que nos demais estabelecimentos pode ir da implantação de um conceito, somente, à gestão de uma operação multimarcas.

Das cinco operações com a marca própria, quatro estão em uma propriedade da rede Pestana. “Escolhemos os spas da grife francesa L’Occitane, operados através da Spa Collection, por serem uma marca tradicional e de renome internacional no setor. Isto agrega bem estar e qualidade ao serviço que oferecemos aos nossos hóspedes, sejam eles viajantes a negócios ou a lazer em busca de relaxamento”, justifica o diretor presidente do Comitê Executivo de Gestão do grupo hoteleiro português, Roberto Rotter.

Para Sílvia Gambim, o destino do hotel ou resort será sempre o primeiro atrativo para o hóspede, mas o consumo de um serviço ou produto adicional certamente será estimulado se oferecido por uma marca reconhecida. No Pestana Convento do Carmo, em Salvador (BA), por exemplo, a L’Occitane desenvolveu uma linha de terapias tropicalizadas. O espaço do spa foi decorado ao estilo provençal da marca e integrado em harmonia com o ambiente histórico e de charme do hotel. O spa é aberto a hóspedes e ao público local e oferece alguns dos produtos exclusivos da grife e seus aromas marcantes, em que se incluem a lavanda, verbena, oliva, karité e amêndoa que dão o toque sofisticado ao ambiente.

Atendimento personalizado

O gemólogo e designer italiano Fabrizio Giannone elegeu o Grand Hyatt São Paulo como parceiro neste setor. Com um espaço instalado no lobby do hotel, ele presta atendimento personalizado aos hóspedes, que muitas vezes não têm tempo de se deslocarem até um shopping para fazerem suas compras. “Oferecemos um atendimento personalizado, deixando a disposição dos hóspedes, caso seja necessário, uma equipe qualificada para levar opções de produtos FG até o quarto da cliente, para que ela possa escolher e experimentar as peças com maior conforto”, conta o designer.

A grife também proporciona descontos especiais para clientes que possuem o cartão Grand Club, exclusivo do Hotel Hyatt, bem como a comissários e funcionários do hotel. “Realizamos ações pontuais em datas comemorativas, como por exemplo no Dia dos Namorados. Em parceria com o restaurante Grand Caffé, casais que fizeram reserva para jantar na data, foram surpreendidos com um presente exclusivo Fabrizio Giannone – uma pedra brasileira natural com lapidações exclusivas – uma das principais características da marca”, destaca Giannone.

Nessas datas especiais, os hóspedes já recebem um cartão personalizado no quarto com um convite para visitarem a loja e ganharem um “gift” exclusivo Fabrizio Giannone. O designer também reforça sua presença distribuindo a recém lançada revista FG Magazine nos restaurantes, bar e cabeleireiro do hotel. “Desta maneira conseguimos nos aproximar de possíveis e atuais consumidoras, junto dos eventos corporativos realizados pelo hotel, que geram um fluxo maior de pessoas e consequentemente mais vendas. Acreditamos que nossa parceria é também um privilégio para o Hyatt, já que sempre optam pelos nossos produtos para presentearem suas hóspedes super vips”, pondera Giannone.

“Apreciamos o sucesso do trabalho em conjunto com o Hyatt, pois além de estarmos associados a um hotel cinco estrelas bastante prestigiado, temos oportunidade de atender não apenas aos seus hóspedes – nossos clientes em potencial – como aos funcionários de grandes empresas que estão na região, como Globo, Nestlé e Vivo, entre outras, e os próprios moradores, que não abrem mão da comodidade e de um atendimento de qualidade, que podemos oferecer graças à parceria”, completa o designer. “O Grand Hyatt São Paulo sempre trabalha em parceria com outras empresas que tenham um compromisso tão forte com o cliente quanto o hotel. Nossas principais parcerias são firmadas entre o Amanary Spa e marcas como Trousseau, Mary Cohr, Granado, La Façon, Amazon Secrets, entre outras. Os restaurantes do hotel também são parceiros de diversas empresas, principalmente bandeiras de cartões e instituições financeiras”, afirma Sílvio Araújo, diretor de Marketing. “Na maioria das vezes estas parcerias são locais e negociadas entre os departamentos de marketing das marcas envolvidas. Para ativação destas parcerias desenvolvemos um plano de comunicação com ações de RP, mídias sociais, materiais e campanhas de e-mail marketing. O grande objetivo é criar uma associação de marcas e interagir com diferentes nichos de mercado” conclui.

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