GenteNotícias
José Domingo Bouzon é o novo presidente da ABIH-RJ

Paulo Michel, Alfredo Lopes e José Domingo Bouzon

Com gestão focada na comercialização dos empreendimentos hoteleiros, José Domingo Bouzon acaba de assumir a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) para o biênio 2024/2026. As principais iniciativas previstas vão lançar mão de novas tecnologias para incrementar as vendas dos hotéis, bem como no apoio às prefeituras na visibilidade e promoção dos destinos turísticos.

Entre as inovações previstas pelo presidente estão novas plataformas de reservas, mais eficientes, integradas e com sistemas de gestão de propriedade (PMS), além da análise de dados para personalizar ofertas e melhorar a experiência dos hóspedes. Sobre a parceria com as prefeituras, a ideia é colaborar para promover os destinos turísticos de forma eficaz por meio das secretarias de turismo.

Para isso, propõe a criação de uma cartilha com dicas importantes para a promoção do destino, abordando aspectos como hospitalidade, infraestrutura, eventos locais e marketing turístico. Bouzon também planeja ampliar os projetos que já são sucesso na entidade, como os PROHENS e os Procaps, workshops, seminários e famtours para capacitar os profissionais do setor sobre as melhores práticas em promoção turística.

“Nossa gestão terá como objetivo dar continuidade ao trabalho realizado pelo Paulo Michel e acrescentar um foco adicional, a inserção de tecnologia e o uso de novas ferramentas digitais para gestão e divulgação dos hotéis. Vamos organizar também seminários em gestão das ferramentas das OTAS e do Google”, afirma Bouzon.

O profissional ressalta que o estado do Rio de Janeiro teve uma revolução silenciosa no setor de turismo a partir de 2020, com a implementação das 12 zonas turísticas fluminenses e com a divulgação do turismo da capital e do interior de forma sistemática e continuada. “Essa divulgação e promoção do destino abre uma janela de oportunidade de médio e longo prazo”.

Sobre o novo presidente

José Domingo Bouzon nasceu na Espanha, em uma aldeia na Galícia chamada Salvaterra de Minho, na divisa com Portugal. É engenheiro civil formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem mestrado em Engenharia Industrial e Análise de Investimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Possui sólida experiência no segmento de hospedagem, com habilidades em negociação, planejamento estratégico, administração e estratégias de negócios. Atuou de 1986 a 2000 no mercado financeiro e, em 2002, adquiriu, junto com seu pai, o antigo Hotel Castro Alves, da Hotéis Othon. Em 2006 comprou com outros sócios o antigo Hotel Trocadero, também da Othon, transformado em Arena Copacabana Hotel. É diretor do Arena Hotéis e foi vice-presidente da ABIH-RJ.

“Agradeço a Alfredo Lopes e Paulo Michel pela parceria, com a qual continuo contando. Afinal, temos muitos desafios pela frente, como a Lei Geral do Turismo que, se entrar em vigor do jeito que está, tornará duradoura a desleal concorrência que as plataformas de locação vêm nos causando. Por isso, temos que reforçar nossa atuação como entidade, abordando políticos para mostrar o quanto nosso pleito é legítimo. Outro ponto de atenção é a questão da liberação dos jogos de azar, que poderá nos causar perdas de receita se for aprovada como está”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *