Homenagens a Sílvia Zorzanello marcam 22º Festuris

Com novos sócios, Marta Rossi anuncia uma nova fase para o Festival do Turismo de Gramado

A comoção pela perda de Sílvia Zorzanello, em julho passado, dominou os organizadores e participantes do 22º Festival do Turismo de Gramado, realizado anualmente na Serra Gaúcha.

A série de homenagens à empresária que dedicou décadas de seu trabalho à divulgação de Gramado como destino turístico, e à promoção do Festival – considerado hoje um dos mais profissionais do setor – sempre ao lado da amiga e sócia Marta Rossi, teve início na cerimônia de abertura e seguiu até a coletiva de encerramento. “O turismo é uma grande rede mundial de amigos e precisamos fortalecer a cada dia nossas relações. Este imenso carinho merece ser retribuído. Nossa responsabilidade é maior que a nossa dor, por isso temos que continuar”, destacou Marta Rossi na noite de abertura, tendo ao lado os novos sócios – seu filho Marcus Rossi e o de Sílvia, Eduardo Zorzanello.

O evento que este ano obteve crescimento de 14,5% em espaço físico e de 12% em número de visitantes entrará em uma nova fase a partir de 2011. “O Brasil é o destino emissivo da vez, no próximo ano vamos ampliar a relação com os países latinos e europeus”, antecipou Eduardo Zorzanello. O processo de internacionalização do evento começa com a mudança na nomenclatura, que incluiu, já a partir desta edição, a sigla Festuris. “A marca tornará mais fácil nossa identificação e a própria difusão do Festival fora do continente sul-americano”, justifica.

Marta Rossi também quer ampliar o número de salões temáticos, a exemplo do GLS e do religioso, místico e esotérico. O segmento de Turismo de Saúde é uma das apostas da organização. “Quando lançamos a proposta, cinco anos atrás, foi em função da observação das tendências nas feiras internacionais. De lá até aqui caminhamos com muitas dificuldades, no sentido de fortalecer e manter anualmente o tema na pauta do Festival. É um setor difícil, mas não desistimos dele, porque já vimos muitos frutos resultarem da nossa ousadia em abordar outros temas, que hoje estão consolidados”, pondera.

Paralelamente à exposição, que este ano recebeu a visita de 13 mil profissionais do trade, nacional e internacional (marcadamente do Cone Sul), o Festival promoveu o congresso, com a programação a cargo da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS). A revista Hotelnews esteve mais uma vez presente entre os expositores, representada pelo gerente de Negócios no Rio de Janeiro, Roberto Rodrigues.

Deixe uma resposta