AconteceNotícias
EQUIPOTEL 2017 – Arena de Debates da hotelnews apresenta tendências da hospitalidade

Teve início hoje (11), durante a 55ª edição da Equipotel, feira voltada ao mercado hospitalidade que será realizada entre 11 e 14 de setembro no São Paulo Expo, capital paulista, a Arena de Debates, de curadoria da revista hotelnews. O espaço será dedicado à discussão de temas pertinentes ao setor. No primeiro dia, as tendências da hospitalidade entraram em pauta. Participaram da discussão Marcelo Traldi, consultor e professor do Senac, Chieko Aoki, presidente da Blue Tree Hotels, Dominic Ladet, fundador da DOM Collection, e Paulo Mélega, diretor da Atrio Hotéis.

Traldi explica, inicialmente, que a expressão cultural da hospitalidade muda de acordo com o tempo. “A hospitalidade acompanha as tendências e é um ritual de bem receber o hóspede. Com o tempo, surgem novas formas de se relacionar e este novo formato se reflete na maneira que vivemos”, afirma. Mediando o debate, o professor do Senac colocou a seguinte questão em pauta: “O que virá daqui para frente?”

Para Paulo Mélega, é preciso desmistificar que o somente luxo é sinônimo de hospitalidade. “O que nós vendemos de fato? Experiência. Você conhece seu cliente? Eu percebo que nos tornamos apenas especialistas em processos e transações. Isto não pode acontecer”, diz. Ele defende também que a fidelização do hóspede está na hospitalidade, e não em programas específicos para acúmulo de pontos ou cartões. “Na era da automatização, não podemos robotizar as emoções. A hotelaria precisa prestar atenção e reforçar o vínculo que a diferencie, por exemplo, das plataformas compartilhadas, e não simplesmente criticá-las”, diz. 

De acordo com Chieko Aoki, o grande desafio atual é fazer mais pelo cliente com menos recursos. “O hóspede é sempre mais importante. Não basta você ser bom. É preciso prestar atenção nos detalhes. A hospitalidade é bem cuidar e isso é intresínco da hotelaria. Os hotleiros podem tomar a iniciativa, inclusive, de disseminar isto para outros setores”, enfatiza.

Como Mélega, Dominic Ladet também acredita que a hotelaria não é a mesma de 50 anos atrás e, em função disto, a hospitalidade também se adapta com o tempo. “As tendências morrem aos poucos, dando lugar para novas. O hóspede de hoje volta para se relacionar em um local e para fazer parte de uma comunidade, por exemplo”, finaliza.

Confira aqui a programação completa dos temas da Arena de Debates realizada pela hotelnews.

*por Nathalia Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *