GastronomiaNotícias
Brotas Gourmet espera receber 20 mil visitantes em quatro dias

Com inúmeras atrações para os apaixonados por natureza e aventura, a cidade paulista de Brotas oferece também um vasto cardápio de experiências, incluindo gastronômicas. Entre os dias 13 e 16 de agosto, o destino sedia o Brotas Gourmet, realizado pela Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região (Abrotur).

O objetivo do evento é valorizar a identidade local e a conexão entre marcas e pessoas em um período estratégico de baixa temporada, pois movimenta a economia ao gerar impacto na ocupação hoteleira, no comércio e nas operadoras de turismo.

O festival celebra as raízes caipiras e a riqueza dos produtores locais e, em 2026, terá como tema “Tradição que se Reinventa: Sabores que Contam Histórias”. Para a ocasião, 13 participantes foram desafiados a criar pratos inéditos (pratos principais, sobremesas e lanches) com ingredientes produzidos na região.

Incentivados a buscar inspiração na culinária afetiva, comida de casa e de vó e na culinária do Interior, abraçaram a tarefa de propor releituras modernas, criativas e cheias de identidade, usando ingredientes produzidos na região, para valorizar o temporão brasileiro e a integração com produtores rurais locais.

“Vale tudo: do prato mais tradicional ao lanche mais descolado. O importante é manter a essência, o sabor e a conexão com as nossas memórias”, diz Marius Audry, presidente da Abrotur. “Mais do que um evento gastronômico, o Brotas Gourmet será uma celebração daquilo que nos conecta: a comida, as histórias e a forma única que cada um encontra de reinventar tudo isso hoje”, resume.

A expectativa para esta nova edição é atingir 20 mil visitantes em quatro dias, um público qualificado, engajado e de alto poder de consumo. Em 11 edições realizadas, soma mais de 129 restaurantes participantes, mais de 74 mil pratos vendidos, mais de 90 mil visitantes acumulados, aumento de 70% na ocupação hoteleira durante o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *