Alfredo Lopes: o Rio de Janeiro está preparado para competir mundialmente no turismo
Não é novidade que o Rio de Janeiro está no imaginário de turistas nacionais e internacionais, tanto pelas suas inúmeras belezas naturais quanto pelo próprio estilo acolhedor da cidade. No entanto, a pandemia de coronavírus trouxe mais desafios e exige uma preparação maior do destino para lidar com o novo cenário.
Em entrevista para a Hotelnews, Alfredo Lopes, que preside o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) e a Associação Comercial e Industrial do Recreio e Vargens (ACIR), comenta sobre a situação da Cidade Maravilhosa no setor de turismo e mais possibilidades de desenvolvimento com a troca na gestão política. O executivo também é presidente do Conselho Curador do Rio Convention & Visitors Bureau, do Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial do Rio de Janeiro, e diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi).
Para ele, a cidade está preparada para competir mundialmente na indústria de viagens, mas precisa de apoio do Ministério do Turismo e Embratur. Além disso, há pontos relacionados à segurança e posicionamento corporativo, o que futuramente vai interferir na percepção e confiança de turistas e organizadores de eventos.
Confira abaixo a entrevista:
HN: O governo federal e o Ministério do Turismo têm apoiado o Rio de Janeiro?
A proposta da Embratur de focar agora no mercado nacional tem lógica, porque as fronteiras internacionais estão fechadas, mas se a estratégia está sendo feita da melhor maneira, é outro assunto. A agência vem errando há muitos anos e é fácil afirmar isso tendo como base número de turistas internacionais que chegam por ano ao Brasil, que é pífio. Já foi menor que o acumulado da cidade de Buenos Aires e alguma coisa está errada.
A rede hoteleira do Rio é uma das mais modernas da América Latina porque ganhamos inúmeros quartos na época das Olimpíadas, e temos uma integração do transporte público que pode ser notada com a realização do Rock in Rio, por exemplo – o visitante não precisa colocar os pés no chão, pois chega ao aeroporto, entra no articulado e desce no local do evento. A cidade está pronta, mas precisamos de promoção e divulgação.
Do meu ponto de vista, a Embratur, inclusive, já participou de feiras inadequadas e de formas inadequadas, com estandes menores que algumas cidades pequenas. Não existe uma política constante. Com a evolução das mídias digitais podemos fazer tudo isso de forma mais barata, mas falta uma reestruturação neste sentido.
HN: Como está hoje a hotelaria da Barra da Tijuca, que se reinventou nos últimos anos?
Ao saber que o bairro teria 10 mil novos quartos, criamos o programa ProCap Barra para capacitação e montamos um caderno com todos os atrativos da região. Com isso, fechamos uma parceria com a Gol e trouxemos agentes de viagens e, posteriormente, jornalistas, do Brasil inteiro porque a Barra era desconhecida. Deu tão certo que no primeiro réveillon após as Olimpíadas a Barra lotou primeiro que Copacabana, virando também um bairro querido dos argentinos e outros turistas sul-americanos. Agora, a Barra tem ocupação em torno de 50%, dentro da média da cidade.
HN: A questão do Airbnb é um problema para o setor?
Essa é uma atividade que veio para ficar, com toda certeza, e o que a gente busca é a igualdade tributária. Existe diferença de IPTU, ISS sobre a fatura total, contratação de funcionários… É uma evasão de receitas e concorrência desleal porque não existe equilíbrio fiscal. Não adianta inaugurar um hotel de R$ 500 milhões e não ter estrutura pública por falta de dinheiro. Então, o Airbnb deve se adequar ao que já pagamos na hotelaria para termos arrecadação pública. E vejo esta situação semelhante ao caso do Uber e dos táxis. É raro um Airbnb oferecer uma qualidade de prestação de serviços equivalente a um hotel, até mesmo nos flats.
HN: O segmento de multipropriedade tem chances de dar certo na cidade?
O Rio de Janeiro não tem tradição neste negócio. Os apart hotéis entraram aqui quando os argentinos tinham mais poder de compra, mas depois veio a decadência, e a multipropriedade é um exemplo disso. O que vemos agora é que, quando aconteceram as olimpíadas, muitos construtores e operadores venderam cotas, e existem hotéis com 300 sócios, para se ter ideia. E a chance de dar errado é imensa. O segmento funciona mais para destinos como Caldas Novas (GO) e Gramado (RS), mas não vejo sucesso no Rio de Janeiro. O ponto é a gestão e complexidade do negócio.
HN: Você acredita que os cruzeiros atrapalham a hotelaria?
Os cruzeiros vieram para ficar e, pela nossa experiência no Rio, que teve crescimento exponencial, vindo principalmente da Europa e navegando pela costa brasileira, eles ficam encantados e acabam voltando. São pessoas com poder aquisitivo e visitam vários destinos da região.
Tem um potencial de arrecadação de impostos para o município e uma grande penetração pela publicidade que eles fazem. Nosso porto foi todo remodelado e precisamos ainda investir em gerenciamento. É um segmento que veio para ficar. Os navios não causam prejuízos para a hotelaria e os desejos não se confundem, porque normalmente esse tipo de viagem é um sonho.

HN: Por que São Paulo é sede de mais eventos corporativos que o Rio de Janeiro?
O primeiro ponto é que a tarifa hoteleira não é o diferencial de São Paulo em relação ao Rio, mas sim porque a região paulista concentra várias indústrias, um fator determinante para os negócios. Ficamos muito restritos a tecnologia, laboratórios e feiras médicas, enquanto a capital paulista concentra vários setores.
E no Rio, temos o problema da percepção sobre a segurança, incluindo o caso das linhas amarela e vermelha, nas quais as pessoas remetem a tiroteios e outras complicações de imagem. Estamos trabalhando nessa questão para colocar mais patrulhamento e garantir que os visitantes não tenham problemas. Ainda dialogamos com os aeroportos para ver de qual maneira podemos ajudá-los.
Em paralelo, o centro de convenções Riocentro tem estrutura, mas virou hospital de campanha durante a pandemia do coronavírus, o que impede a visita dos organizadores de eventos, pois está nas mãos da prefeitura. Só que para tudo desenvolver nos próximos meses, dependemos do aquecimento da economia.
HN: Você acredita que o Rio de Janeiro está preparado para a competitividade no cenário mundial?
A cidade já sediou o maior calendário de eventos no mesmo ano, e tudo funcionou, com deslocamento de milhares de pessoas. Mesmo com o cancelamento do carnaval, as pessoas mantiveram suas viagens porque o destino é muito forte em atrações e programas, ressaltando que nossos principais viajantes domésticos são da capital e interior de São Paulo, Minas Gerais e Goiás – geralmente famílias com dinheiro para gastar porque o destino não é barato.

Sempre existe algo a ser feito e estamos numa crise econômica grave, mas o prefeito Eduardo Paes tem conhecimento profundo sobre o turismo. Nossa ideia é criar um ordenamento e gerenciamento do Leme ao Pontal, para obras de manutenção e segurança. Acredito que, sim, o Rio está preparado. A rede hoteleira está pronta para a demanda que surgir.
Durante o carnaval os hotéis oferecem aulas de samba e para tocar instrumentos. Os turistas querem participar de tudo e se conectar socialmente com os cariocas, de pessoas que geralmente têm realidades diferentes. Esta é uma diferença enorme do destino. Estamos num momento desafiador, mas o Rio de Janeiro tem todas as condições de superá-lo. Temos agora pessoas jovens na política, que podem ajudar no desenvolvimento. Somos uma grande marca no turismo.



notícias recentes
Louvre Hotels Group leva expansão e novo programa de fidelidade à ABAV Expo
Confira algumas novidades da ABAV Expo 2026
Ciclo de renovação do Holiday Inn Parque Anhembi chega às fases finais
notícias relacionadas
Rio de Janeiro não parou na pandemia, diz Alfredo Lopes da Hotéis Rio