A cozinha renovada do Parque Balneário

Sem deixar de lado o caráter tradicional de um hotel fundado em 1912 e que teve o auge entre as décadas de 40 e 60, quando chegou a ser considerado o melhor da América Latina, o Parque Balneário, em Santos (SP), completa neste semestre mais uma etapa da renovação que está em curso desde 2009.

Desde que foi iniciada, a renovação já contemplou as 119 suítes e, neste momento, está sendo concluída uma reforma completa na cozinha do restaurante Old Harbour, que ganhou um novo layout e equipamentos importados, a maior parte da Alemanha. O projeto contou com a consultoria do chef executivo Sandro Bianchini, que estudou e trabalhou com o renomado chef Paul Bocuse, na França, em Mônaco atuou ao lado do destacado chef Joel Robuchon, e hoje comanda a cozinha do hotel.

“A nova cozinha ocupa área de 200 m2 e segue padrões internacionais rigorosos. Tudo foi planejado para conferir mais claridade e harmonia na circulação e interação entre as áreas”, informa o gerente, lembrando que só aí foram investidos mais de R$ 1 milhão. O chef executivo inspirou-se em modelos europeus para traçar o projeto da nova cozinha. “É muito bom trabalhar com visibilidade entre as áreas copa, pré-preparo, cozinha quente, confeitaria e padaria”, diz Sandro, ressaltando os cuidados com a higienização dos pratos e panelas.

De nacionalidade ítalo/brasileira, Sandro Bianchini graduou-se em Gestão Hoteleira antes de enveredar para a gastronomia. A faculdade ele conciliava com o basquetebol, que praticava não de forma amadora, mas profissional até interromper a carreira nesse campo por problemas ortopédicos. Daí para a cozinha, ele galgou alguns passos, alguns bastante grandes para a pouca idade. Como quando venceu um concurso pela habilidade em esculpir alimentos e como prêmio ganhou um curso no Instituto Paul Bocuse.

Passou pelos estágios profissionalizantes obrigatórios na França e quando retornou ao Brasil já estava certo do rumo a seguir. Profissionalmente seu currículo inclui passagens pelo Grande Hotel Campos do Jordão – Hotel-escola Senac – e Sofitel São Paulo, no Brasil, e Restaurante Gourmet Sirius, Hotéis Tivoli, e Bogami Café e República da Cerveja, em Portugal.

À frente da cozinha do Hotel Parque Balneário, Sandro Bianchini está desde meados do ano passado. A próxima etapa de renovação do Old Harbour contemplará o salão do restaurante. Como novidades pós-modernização Sandro deve introduzir semanas gastronômicas, algumas contando com a participação de chefs convidados.

Deixe uma resposta