JUIZ DE FORA (MG) – Para fechar a programação de palestras do 11º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira, finalizada nesta sexta-feira (22) em Juiz de Fora, Minas Gerais, o consultor organizacional, Cristiano Lopes, ministrou a palestra ‘Hospitalidade não existe sem emoção’, na qual, com muita criatividade, falou sobre o que fazer para se diferenciar dos concorrentes e obter o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.
Cada vez mais temos visto profissionais ‘verdes’. Não estão amadurecidos para o mercado. Mas, se queremos nos desenvolver, temos que entender o nosso lado ‘verde’. Para isso, é necessário ter humildade para enxergar os problemas e saber fazer o diagnóstico, para assim transformarmos a nossa vida para melhor. Segundo Cristiano, é preciso aproveitar as oportunidades para absorver o conhecimento. “Temos percepções diferentes do mercado. A tendência é ser cada vez mais competitivo, mas para os que sabem se posicionar será cada vez mais interessante”.
Cristiano conta que o mercado possui três modelos: o tradicional, do passado, em que há hierarquia piramidal. “Quanto maior a pirâmide, melhor. A maior característica desse modelo do passado é o poder. Existe um chefe que manda e o resto que obedece. Nesse cenário não tem como o seu funcionário ter uma boa produtividade e encantar o cliente. Nesse sistema, o chefe reclama do funcionário e o funcionário reclama do chefe. Mas, o mundo está mudando. Precisamos nos adaptar ao novo contexto”, explica.
Já o modelo presente, são empresas horizontalizadas. O nível hierárquico é menor, a comunicação é mais rápida e as pessoas precisam estar mais capacitadas. “No lugar do chefe está o líder, que incentiva, trabalha junto. Nessa relação existe o senso de pertencimento. O líder é aquela pessoa inspirada e isso que precisa acontecer no Brasil. Temos muitos chefes e poucos líderes”.
E o modelo futuro, Cristiano conta que o profissional precisa entender de empreendedorismo. “Estamos vivendo um mundo de copiar todos os dias. O profissional do futuro tem que entender de visão holística. É um trabalho de time, tem que acontecer no todo”, diz. Além disso, saber de tecnologia também é primordial. “Atualmente, a maior preocupação do RH das empresas é com Facebook. Por isso é bom tomar cuidado com o que se posta todos os dias”, alerta.
notícias recentes
Real Hospitality Academy lança plataforma de cursos para a hotelaria
Plaza Athénée conquista o 41º lugar entre os 50 Melhores Hotéis de 2026
Harus e Acqua di Parma celebram parceria durante a Equipotel 2026
notícias relacionadas
Evian Thermas Residence passa a ser administrado pela Trul Hotéis
Viagens corporativas alcançam R$ 135 bilhões, mas gestão de despesas ainda é fragmentada
Oracle é aprovada pela IHG e torna-se provedora de gestão de propriedades