Policiais Civis do Rio de Janeiro estão sendo submetidos a um curso de reciclagem visando as Olimpíadas de 2016. Em um dos módulos, os oficiais são orientados a “mimar” os turistas, servindo café ou chá nas delegacias para minimizar o desconforto. A medida, porém, não se estende aos cidadãos e gerou polêmica.
Para Claudio José Correa Alves, assessor de comunicação do Sindicato dos Policiais Civis do Rio de Janeiro (Sinpol-RJ) os policiais não estão contentes com a nova orientação. “Os policiais estão revoltados. O tratamento tem que ser o mesmo para todos, educado e cortês. Isso é forçar a barra”, afirmou.
O curso orienta o policial a ser hospitaleiro com o turista e fazer com que ele se sinta um convidado na delegacia. “Faça com que seus turistas se sintam como convidados. Se a sua localidade é conhecida por alguma comida típica ou bebida em particular, ofereça uma amostra”, orienta o curso.
Outra questão levantada são as condições de algumas delegacias. “A Academia de Polícia que fez esta grade. Tem muita delegacia que está mal, precisando de reformas. Isso deveria ser uma prioridade. Tem que dar estrutura para o policial e não pedir para ele servir cafezinho”, diz Alves.
De acordo com informações da rádio CBN, o treinamento é obrigatório para todos os agentes da Polícia Civil de 168 delegacias, entre distritais da capital e do interior e especializadas. A carga horária de 60 horas traz noções de segurança em grandes eventos, como shows e eventos esportivos. A assessoria de imprensa da Polícia Civil afirma que o objetivo final do curso é “orientar os agentes sobre a importância do bom tratamento ao turista” e que servir cafezinho é apenas uma metáfora.

notícias recentes
AskSuite lança Atlas para otimizar mídia de hotéis pela receita
Evolution Fitness lança equipamentos para espaços compactos em hotéis
Aluminas volta à Equipotel com nova coleção para hotéis
notícias relacionadas
Tribuzana lança ferramentas gratuitas para apoiar hotéis
Euro Colchões reforça conceito de assinatura na Equipotel 2026
Pikolin Contract aposta em tecnologia para ampliar o conforto nos hotéis