MercadoNotícias
Brasil lidera grupo de trabalho na ONU Turismo para desenvolver ‘Espaços de Paz’

Foto de Renato Vaz

Durante a 126ª reunião do Conselho Executivo da ONU Turismo em Toledo, Espanha, foi oficializada a criação de um grupo de trabalho para impulsionar os chamados “Espaços de Paz”. Inspirada em uma iniciativa colombiana que transforma e ressignifica regiões marcadas pela violência, a proposta agora ganha o mundo: o Brasil foi a primeira nação a integrar o projeto, que já conta também com o apoio da Espanha e dos Emirados Árabes Unidos.

“Essa iniciativa vai contribuir muito com o turismo e com a paz. Ao marcar espaços que antes foram palcos de tragédias, revisitamos o passado para conscientizar de que guerras, disputas e violência não podem mais acontecer no mundo. Precisamos de paz e convivência harmoniosa entre todos, e o turismo pode ser esse instrumento de transformação”, disse o ministro do Turismo do Brasil, Gustavo Feliciano.

A missão do grupo será elaborar uma metodologia que sirva de referência para a identificação, criação e reconhecimento desses espaços em diferentes partes do mundo. “O turismo tem a capacidade de transformar memórias difíceis em oportunidades de desenvolvimento, inclusão e diálogo. Os Espaços de Paz representam uma forma de valorizar histórias de superação e construir novos caminhos para as comunidades”, destaca a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Fernanda Norat.

No Brasil, a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, desponta como candidata para um Espaço de Paz reconhecido pela ONU Turismo. Nos últimos meses, a comunidade ganhou destaque na imprensa internacional em razão de vídeos compartilhados nas redes sociais. Reportagens publicadas por dois dos principais jornais britânicos, o The Telegraph e o The Guardian, ressaltam o crescimento da visitação turística impulsionada pelos vídeos produzidos com drones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *