A conectividade de qualidade deixou de ser um diferencial e tornou-se essencial para a experiência do hóspede e a eficiência operacional de qualquer empreendimento hoteleiro. Atenta a essa realidade, a TP-Link, por meio da marca Omada, tem investido fortemente em soluções desenvolvidas especificamente para o setor de hospitalidade.
Segundo Ismael Santos Mota, gerente de desenvolvimento de negócios da TP-Link Brasil, a empresa já olha para a hotelaria com foco estratégico há três anos consecutivos, sempre marcando presença na Equipotel, maior feira do setor na América Latina. “Não criamos apenas soluções adaptáveis a qualquer segmento. Desenvolvemos ferramentas sob medida para hotéis, considerando desde a conectividade em alta densidade dentro dos quartos até soluções externas, todas integradas em uma única plataforma”, explica.
Entre os diferenciais apresentados, destacam-se as soluções completas de câmeras de segurança e o gerenciamento centralizado da rede. “O hoteleiro, que muitas vezes conta com equipes de TI reduzidas, pode controlar toda a rede em um único dashboard de forma simples e intuitiva. Isso reduz custos de gestão e aumenta a eficiência”, acrescenta Mota.
Outro ponto que reforça a confiança do setor é a garantia vitalícia de grande parte dos equipamentos, além do suporte em português e da fabricação nacional em Santa Catarina, com mais de 500 colaboradores. A presença local fortalece a agilidade de atendimento e a adaptação às demandas específicas do mercado brasileiro.
No Brasil, a TP-Link tem no governo seu maior segmento de atuação. Mas, dentro do setor privado, a hotelaria já desponta como o mercado mais representativo e com maior crescimento. Apenas em 2024, o crescimento no segmento hoteleiro foi de 12%. “Isso é reflexo do nosso investimento contínuo em criar soluções que resolvem dores reais dos hotéis, como falhas de cobertura e a necessidade de infraestrutura mais flexível”, explica o executivo.
Entre os projetos já implantados, destacam-se cases de sucesso em hotéis de São Paulo, como o Gran Mercure e unidades da rede TRYP, além da Rede Next, que já opera sete empreendimentos com a tecnologia Omada. O Nordeste também vem ganhando destaque como região em expansão, especialmente no segmento de resorts pós-pandemia.
Com soluções que vão do cabeamento tradicional à fibra óptica para projetos de larga escala, a TP-Link reforça sua posição como parceira estratégica da hotelaria. “Nosso compromisso é permitir que os hotéis entreguem ao hóspede uma experiência de conectividade sem falhas e, ao mesmo tempo, simplifiquem a gestão da operação”, conclui Mota.

notícias recentes
Slaviero Hospitalidade dá as boas-vindas a David Cruz
Socorro destaca pluralidade turística durante a 53ª ABAV Expo
Meliá e Messi discutem expansão da MiM Hotels e novos projetos
notícias relacionadas
Ícaro Scandarolli assume como gerente comercial no Mavsa Resort
Sinavirrp promove debate sobre impactos da Reforma Tributária no turismo
The Almer Porto Alegre estreia nova marca da ICH