48ª Equipotel

FEIRA REUNIU QUASE 50 MIL VISITANTES E 1,3 MIL EMPRESAS NO PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DO ANHEMBI, EM SÃO PAULO

“Mais um ano, mais uma edição. São 48 anos de feira e 50 de Revista Hotelnews. Cinco décadas de parcerias auxiliando e promovendo o crescimento da hotelaria e da gastronomia do País”. Com essas palavras, a diretora-executiva do grupo Equipotel, Katia Castro, abriu a 48ª Equipotel, realizada de 13 a 16 de setembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

Em 2010, mais de 1,3 mil empresas em 657 estandes tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços para quase 50 mil profissionais qualificados que circularam pelos corredores do Anhembi durante os quatro dias do evento. A maior parte deles, 37%, era da área da alimentação, seguido pela hoteleira, com 30%, e de comércio e serviços, com 14%. Arquitetura, indústria, hospitais, coletividades, trade turístico, lavanderias e órgãos governamentais somaram 19%.

Durante o evento foram apresentados diversos produtos e serviços de 60 setores da economia, como decoração, iluminação, cama, mesa e banho, equipamentos para cozinha, lavanderia, spas, além de alimentos e bebidas. “Sempre vou à Equipotel atrás de novidades, especialmente para ver equipamentos de cozinha e lavanderia”, explica Flávio Cláudio, gerente de Manutenção do hotel Unique, em São Paulo, que garantiu sua presença também na próxima edição.

Presente na Equipotel 2010 pela primeira vez, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, parabenizou a família Castro pelo empenho e tradição nos serviços prestados. “Ano a ano a Equipotel vem se consolidando como um importante evento para o desenvolvimento do nosso País. A promoção da feira atrai turistas para a cidade de São Paulo, gerando receita e também empregos”, disse durante a cerimônia de abertura.

Maurício Bernardino e Álvaro Bezerra de Mello, presidentes das ABIH de São Paulo e Nacional, respectivamente, também estiveram presentes e disseram-se muito honrados em fazer parte desta grande festa. “A permanência deste evento de sucesso na cidade de São Paulo nos deixa muito contentes, ainda mais neste ano, em que os hoteleiros puderam ver as novidades para a modernização de seus empreendimentos e adequação às novas matrizes hoteleiras, além da preparação para os grandes eventos esportivos”, disse Bernardino.

“Meu caso de amor com a Equipotel vem de muitos anos, desde 1958. Eu me sinto um pouco pai deste grandioso evento. A primeira feira, no Rio, contou com 17 estandes. Hoje, em 2010, são quase 700. Sinto-me muito orgulhoso por isso”, comentou Bezerra de Mello.

Representando o governador de São Paulo, Alberto Goldman, o secretário de Esportes, Lazer e Turismo, José Benedito Fernandes, afirmou que o estado tem hoje 180 mil unidades habitacionais, 42 mil somente na capital, e o “governo tem trabalhado forte para que o turismo receba sempre mais e mais obras de infraestrutura para facilitar a chegada do turismo, importante para o Estado e para o Brasil”, afirmou Fernandes.

Equipotel Nordeste

Katia Castro aproveitou a cerimônia para anunciar a edição regional da feira no Nordeste. “A partir do ano que vem, sempre no mês de maio, realizaremos a Equipotel também no Nordeste. Em março deste ano, recebemos o convite do nosso querido amigo José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau e da ABIH-PE, para levarmos a nossa grife para a região. E aceitamos não somente para realizar mais um evento em nossa trajetória, mas também para ajudar no crescimento no desenvolvimento econômico e social”, disse a diretora.

“O evento no estado do Pernambuco vai ser muito melhor do que este aqui em São Paulo, porque nasceu com amor!”, brincou Meira. “Eu cortejei a Equipotel, fiz tudo no momento certo para levá-la para meu Estado e agora consegui”. Segundo o presidente, nos próximos anos o parque hoteleiro pernambucano vai ganhar 13 mil novos apartamentos e cinco mil deles serão construídos em Recife.

A Equipotel Nordeste, que acontece de 25 a 27 de maio de 2011 no Centro de Exposições de Pernambuco (Cecon-PE), já está com mais de 60% dos estandes vendidos e, pelo sucesso, o metro quadrado é limitado por expositor para que todos tenham chance de participar. “Em 2012, a feira contará com 23 mil metros quadrados. Assim, as empresas poderão adquirir áreas maiores para exposição de seus produtos e marcas”, explicou Katia Castro.

Oportunidades e negócios

Participando da Equipotel pela segunda vez, a Americanflex apresentou diversos lançamentos, como a linha Luxor Soft Bambu, feito com tecido natural e malha belga e dupla proteção contra ácaros e a linha motelaria, com opções de colchões em tecido liso e bordado ou napa. “A Equipotel é uma grande vitrine e a edição 2010 comprovou sua eficiência, fizemos grandes negócios, o que não seria possível sem uma ótima organização”, elogiou a diretora de Marketing do grupo, Jane Jardini, ao confirmar a participação no ano que vem tanto em São Paulo quanto na edição Nordeste.

Assim como a Americanflex, a fabricante de amenities, Harus, já garantiu seu espaço nas duas feiras em 2011. “Já estamos com o contrato assinado para um estande de 102 m2 com investimentos de R$ 200 mil em São Paulo e uma área de 49 m2 em Recife. “A região representa mais de 20% do nosso faturamento”, disse o diretor Luiz Roberto Magrin ao informar que a expectativa é de 55% de crescimento em instalações e produtividade. “Tudo isso para mantermos a qualidade e a pontualidade na entrega”.

Soon Hee Han, presidente do grupo Shishindo e que participa da Equipotel desde 2004, disse que sentiu uma evolução do evento deste ano “no approach dado ao mix de fornecedores e no capricho das instalações”, enalteceu a especialista em spas ao afirmar que realizou alguns negócios durante a feira e que levou parceiros – donos ou diretores de hotéis – para atualizarem-se na área de renovação de enxoval e material de A&B.

Com um estande de 110 m2, a Unicasa lançou sua marca Corporate, projeto com atuação no setor corporativo. A primeira participação da empresa foi bastante positiva, segundo o gerente Comercial Corporativo, Luis Paulo Guarnieri. O profissional conta que receberam excelentes comentários dos visitantes que perceberam a Unicasa como um parceiro ideal para seus empreendimentos devido à versatilidade em atender os segmentos. “A expectativa de negócios decorrentes da feira gira em torno de R$ 12 milhões nos próximos 12 meses”, frisou.

A linha hoteleira da Trussardi, fabricante de artigos para cama, mesa e banho, representa 10% do faturamento total da empresa. “Nosso principal lançamento, a coleção de toalhas, foi muito bem aceito pela qualidade e também pelo preço. A ideia é fornecer toalhas para os melhores hotéis do Brasil. Boa parte já trabalha com os lençóis da Trussardi e agora temos que oferecer toalhas com a mesma qualidade”, ressaltou Rodolfo Trussardi, diretor de Marketing da empresa.

Participando pela primeira vez da feira este ano, a Multidoor investiu R$ 100 mil para movimentar mais de R$ 1 milhão. “A prospecção de curto prazo é muito interessante. Apesar de termos fechado alguns negócios no próprio estande – situação nova, mas recebida com muito prazer pela nossa empresa – a tendência é que realizemos outros mais nos próximos 60 dias”, salientou o diretor comercial, Rodrigo Pimentel.

Quem também estreou nesta edição foi a Vinícola Pericó, que alcançou o objetivo de apresentar os produtos ao segmento hoteleiro. De acordo com as equipes Comercial e de Marketing da empresa foram feitos bons contatos. “Prospectamos clientes e agora estamos conversando com todos para uma maior aproximação. Um detalhe importante foi o nosso posicionamento, bem em frente à Arena Gastronômica. Assim, tivemos a oportunidade de apresentar nossos produtos aos futuros e atuais chefs”.

Com mais de cinco anos de parceria, a Ultragaz teve como foco o fortalecimento da marca e a demonstração das aplicações do sistema UltraSystem junto ao segmento hoteleiro e os objetivos foram cumpridos com sucesso, segundo sua porta-voz, a LVBA Comunicação. Segundo a empresa, 73% dos cadastros realizados no estande estavam focados na solicitação de propostas e mais informações, revelam destacando, ainda, intenção de retornar no próximo ano.

Quem também já renovou contrato para 2011 foi a Vivenda do Camarão, que levou para o pavilhão sua linha food service com 30 itens congelados. “Esses produtos foram lançados no passado, também na Equipotel”, disse Ana Carolina Gonçalves, responsável por Vendas Food Service.

Para a distribuidora de alimentos Aroumar, cujo portfólio contempla marcas como Nestlé Profissional, Hellmann’s, Ades e Knorr, “a oportunidade de futuros clientes, principalmente da rede hoteleira, é o ponto forte do evento. Não desprezando o grande número de novos proprietários de restaurantes”, afirmou o gerente Comercial Antônio Carlos Dias, que disse ter recebido também visitantes da Argentina, Peru e Coreia.

Eduardo Sardinha, gerente geral do hotel Glória Palace (RJ) e João Horácio Parducci, sócio-gerente do Itu Garden Spa (SP) dividem a opinião de que a feira é muito importante para que todos os visitantes conheçam os produtos que já estão disponíveis no Brasil. Ambos já estiveram na feira em outras edições e foram com o objetivo de conhecer os lançamentos expostos nesta verdadeira vitrine, local de concentração de ideias e fornecedores.

Deixe uma resposta