Virtuoso divulga resultados do Luxe Report 2020

A Virtuoso, rede global que congrega as principais agências de viagens de experiência e de luxo, apresenta a mais nova edição do Luxe Report, estudo anual feito com suas afiliadas em mais de 50 países e que mostra as tendências que estarão em alta durante o ano.

De acordo com os consultores de viagens da Virtuoso no Brasil, a expressão latina carpe diem tem balizado o desejo de aproveitar a maior quantidade possível de destinos e experiências de modo mais autêntico. Os viajantes ainda querem viajar com conforto e as experiências personalizadas que possam ser compartilhadas com família e amigos são a nova definição de luxo.

Abaixo, as seis principais tendências reveladas pelo Luxe Report que destacam as preferências dos viajantes brasileiros de alto padrão em 2020.

1. Inexplorado e inesperado: com alguns dos destinos favoritos observando um aumento insustentável na demanda, os viajantes de luxo mais experientes estão buscando destinos remotos e intocados para evitar multidões e locais com excesso de turistas.

2. Destinos combinados: os viajantes têm seguido os conselhos dos consultores Virtuoso, que incentivam os clientes a explorar vários países, mesmo em viagens mais curtas. Viagens que misturam locais diversos estão em alta, em especial as que oferecem combinações inesperadas.

3. Viagens apetitosas: as viagens gastronômicas deixaram de ser uma tendência e, agora, constituem um novo nicho que tem como essência as experiências envolvendo comidas e bebidas. Aulas de culinária, refeições em casas particulares, caça às trufas, visitas a restaurantes estrelados e estabelecimentos que seguem o conceito farm-to-table. As experiências culinárias são tão variadas quanto os próprios viajantes e faz com que os apreciadores da gastronomia tenham um papel além de se sentar à mesa.

4. Viagens em grupo: hoje, os viajantes buscam experiências mais significativas que lhes permitam aprimorar a inteligência emocional; sair da zona de conforto e interagir de forma genuína com habitantes locais permite que valorizem ainda mais as pessoas e culturas com as quais têm contato.

5. Inteligência Emocional: os viajantes modernos buscam experiências mais significativas que lhes permitam aprimorar a inteligência emocional; sair da zona de conforto e interagir de forma genuína com habitantes locais permite que valorizem ainda mais as pessoas e culturas com as quais têm contato. Além disso, também buscam acomodações com as características dos destinos que visitam, como pousadas cheias de personalidade, hotéis boutique locais e casas privativas.

6. Aproveitar a “jornada”: adotando a filosofia de que “jornada” é metade da diversão em uma viagem, os viajantes de alto padrão estão usando serviços exclusivos, como ser recebido por um anfitrião ao lado da aeronave a fim de evitar o aborrecimento de ter que trocar terminais, localizar portões de embarque ou pegar as filas na alfândega.

Novos destinos A descoberta de novos destinos é o principal fator que deve inspirar os viajantes brasileiros em 2020, se mantendo na mesma posição do ano passado na categoria de Motivações de Viagens. Pela primeira vez, Cruzeiro de Aventura assume a primeira posição do ranking das Tendências de Viagens, enquanto as viagens de aventura ficam na em quarto lugar.

Entre os Destinos Internacionais, a Itália assume o topo da lista como o principal destino dos brasileiros no exterior desbancando o favorito do ano passado, Portugal, que cai para a quinta posição.

Outras fortes tendências para 2020 são o Egito (foto), presente nos rankings de Destinos em Ascensão, Destinos Preferidos por Millennials e Destinos para Viagens de Aventura; e a Grécia, que conquistou o público figurando nos rankings de Destinos Internacionais, Destinos Preferidos por Millennials e Destinos de Lua de Mel.

Ao todo, foram ouvidos em torno de 1.300 consultores Virtuoso no Brasil, América Latina, América do Norte, Ásia-Pacífico, Caribe, Europa e Oriente Médio para compor a versão global do Virtuoso Luxe Report, que conta com a vasta experiência dos consultores de viagem e insights relacionados às solicitações dos clientes para determinar as principais tendências do segmento de viagens de luxo para 2020.

Deixe uma resposta