O Txai Resort Itacaré (BA) adotou novos uniformes para seus colaboradores. Assinados pela estilista paulistana Cecilia Echenique, as roupas são compostas por aventais, pantalonas, camisas e turbantes coloridos, inspirados na cultura oriental e no ambiente onde o hotel está localizado, no litoral sul da Bahia. O Spa Shamash Healing, com seus tratamentos ayurvédicos, também influenciou a escolha dos tons e tecidos.
As cores vermelha, verde, laranja, cáqui e branca dão o tom nas peças, quase todas unissex, com exceção das camisas, que possuem corte feminino e masculino. Tudo foi feito com tecido 100% de algodão, por ser uma fibra natural, durável e biodegradável.
Com experiência em aliar sustentabilidade e tecnologia em suas criações, dando preferência a tecidos ecológicos e mão de obra que gera inclusão social, a estilista tem como marca pessoal a inspiração étnica, as formas orgânicas e a versatilidade. “Sempre gostei de peças versáteis, transpassadas, volumosas, que vestem de vários jeitos, como sarongues e kimonos”, comenta Cecília.
Para confeccionar as roupas, a profissional capacitou cinco costureiras de Itacaré, reforçando o compromisso do projeto Companheiros do Txai, que há 17 anos apoia famílias da comunidade local e estimula práticas sustentáveis. Em São Paulo, as peças foram feitas pelas costureiras do Sol Nascente, outro projeto que estimula o empreendedorismo de mulheres por meio da capacitação profissional.
“Sem produzir lixo tóxico e gerando renda para mulheres em situação de vulnerabilidade, a ideia é estimular o consumo consciente e a ética na cadeia produtiva da moda”, defende a estilista.