array(1) {
  [0]=>
  object(WP_Term)#17979 (16) {
    ["term_id"]=>
    int(25)
    ["name"]=>
    string(11) "Entrevistas"
    ["slug"]=>
    string(11) "entrevistas"
    ["term_group"]=>
    int(0)
    ["term_taxonomy_id"]=>
    int(25)
    ["taxonomy"]=>
    string(8) "category"
    ["description"]=>
    string(0) ""
    ["parent"]=>
    int(0)
    ["count"]=>
    int(82)
    ["filter"]=>
    string(3) "raw"
    ["cat_ID"]=>
    int(25)
    ["category_count"]=>
    int(82)
    ["category_description"]=>
    string(0) ""
    ["cat_name"]=>
    string(11) "Entrevistas"
    ["category_nicename"]=>
    string(11) "entrevistas"
    ["category_parent"]=>
    int(0)
  }
}
NULL
NULL

Três perguntas para Mariana Aldrigui, da USP e FecomercioSP

Com a crise do coronavírus, o setor de turismo ainda têm várias perguntas sem respostas no que diz respeito à retomada, novos protocolos de segurança e higiene, além das tendências que vão ganhar força. Em entrevista para a Hotelnews, a professora e pesquisadora Mariana Aldrigui comenta que ainda não é possível realizar previsões mais claras sobre o que acontecerá no mercado. No entanto, faz observações sobre novos comportamentos na era da Covid-19.

Mariana, que atua desde 2006 na área de Turismo da Universidade de São Paulo e preside há mais de dois anos o Conselho de Turismo da FecomercioSP, também faz uma crítica às deficiências políticas. Segundo ela, as ações são tomadas por pressão e não há líderes que entendam de verdade o setor.

Confira a entrevista abaixo:

Hotelnews: Quais serão as principais mudanças do turismo no pós-coronavírus?

Mariana Aldrigui: Ainda é muito cedo para afirmar, até porque dependemos de informações sobre orientações da OMS e autoridades de saúde pública dos diferentes países acerca de aglomerações. Quase tudo no turismo envolve aglomeração.

O que se percebe, hoje, é um aumento da preocupação com procedimentos ligados à higienização e descontaminação de ambientes, e a inserção de mensagens que transmitam segurança e confiabilidade aos intermediários e clientes. Quanto aos consumidores, eu espero que haja maior busca por informações e auxílio adequado na tomada de decisões – seja para escolher destinos, fornecedores e, também, “influenciadores”.

Sobre o cenário brasileiro, mais uma vez ficou escancarado que não temos líderes políticos que compreendam o turismo e ajam sem que seja somente por pressão de representantes setoriais. Quem tinha recursos e condições, se prontificou a advogar pró-turismo, e talvez tenha conseguido algum apoio, mas até o final do mês de abril não se viu absolutamente nada relevante por parte da classe política.

Do ponto de vista empresarial, associações e entidades representativas se fortaleceram e podem ter um novo significado frente a seus atuais e futuros associados.

HN: Haverá cenários positivos para a indústria de viagens como, por exemplo, mais atenção à sustentabilidade e controle do overtourism?

MA: É muito difícil fazer afirmações agora. É possível que se encontre pessoas saudosas do overtourism por serem apegadas apenas às questões econômicas, o que é uma vergonha. Há, sem dúvida, uma oportunidade sem precedentes de desenhar cenários e estruturar programas de desenvolvimento, promoção e atração de investimentos e visitantes de forma a garantir maior permanência, gastos em patamares razoáveis, distribuição territorial equilibrada e gestão de resíduos, para dizer o mínimo.

O confinamento pode gerar uma demanda alta em um primeiro momento que pode, talvez, enganar quem se pautar somente pelos primeiros movimentos. Terá sucesso quem se pautar em análises constantes de dados e comportamento, e abrir mão de verdades absolutas emitidas por quem não pisa no mundo real há algum tempo. Sustentabilidade, por sua vez, não é modismo. É condição sine qua non. Não pode ser deixada de lado em hipótese alguma.

HN: A crise poderá influenciar na grade curricular das universidades de turismo, incluindo temas como gestão de crise e pandemias nas aulas?

MA: A crise talvez traga uma consequência mais evidente – a queda na busca pelo curso, já que a área foi fortemente afetada e as oportunidades agora evidenciam competências ligadas à engenharia, analise de dados e um imenso universo ligado ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Os cursos que já vinham defasados provavelmente vão ser pressionados a oferecer não apenas análises mais coerentes, como também, sim, um componente de gestão de crises mais transversal.

Deixe uma resposta

Notícias recentes

Ecad comenta adiamento sobre cobrança de direitos autorais nos hotéis

array(1) {
  [0]=>
  object(WP_Term)#17947 (16) {
    ["term_id"]=>
    int(1594)
    ["name"]=>
    string(7) "Mercado"
    ["slug"]=>
    string(7) "mercado"
    ["term_group"]=>
    int(0)
    ["term_taxonomy_id"]=>
    int(1594)
    ["taxonomy"]=>
    string(8) "category"
    ["description"]=>
    string(0) ""
    ["parent"]=>
    int(16)
    ["count"]=>
    int(2802)
    ["filter"]=>
    string(3) "raw"
    ["cat_ID"]=>
    int(1594)
    ["category_count"]=>
    int(2802)
    ["category_description"]=>
    string(0) ""
    ["cat_name"]=>
    string(7) "Mercado"
    ["category_nicename"]=>
    string(7) "mercado"
    ["category_parent"]=>
    int(16)
  }
}
object(WP_Term)#18344 (10) {
  ["term_id"]=>
  int(16)
  ["name"]=>
  string(9) "Notícias"
  ["slug"]=>
  string(8) "noticias"
  ["term_group"]=>
  int(0)
  ["term_taxonomy_id"]=>
  int(16)
  ["taxonomy"]=>
  string(8) "category"
  ["description"]=>
  string(0) ""
  ["parent"]=>
  int(0)
  ["count"]=>
  int(17260)
  ["filter"]=>
  string(3) "raw"
}
object(WP_Error)#18705 (2) {
  ["errors"]=>
  array(1) {
    ["invalid_term"]=>
    array(1) {
      [0]=>
      string(16) "Termo em branco."
    }
  }
  ["error_data"]=>
  array(0) {
  }
}

Programa para lavanderias de hotéis visa a higienização dos tecidos

array(1) {
  [0]=>
  object(WP_Term)#17932 (16) {
    ["term_id"]=>
    int(1562)
    ["name"]=>
    string(7) "Gestão"
    ["slug"]=>
    string(6) "gestao"
    ["term_group"]=>
    int(0)
    ["term_taxonomy_id"]=>
    int(1562)
    ["taxonomy"]=>
    string(8) "category"
    ["description"]=>
    string(0) ""
    ["parent"]=>
    int(16)
    ["count"]=>
    int(851)
    ["filter"]=>
    string(3) "raw"
    ["cat_ID"]=>
    int(1562)
    ["category_count"]=>
    int(851)
    ["category_description"]=>
    string(0) ""
    ["cat_name"]=>
    string(7) "Gestão"
    ["category_nicename"]=>
    string(6) "gestao"
    ["category_parent"]=>
    int(16)
  }
}
object(WP_Term)#18627 (10) {
  ["term_id"]=>
  int(16)
  ["name"]=>
  string(9) "Notícias"
  ["slug"]=>
  string(8) "noticias"
  ["term_group"]=>
  int(0)
  ["term_taxonomy_id"]=>
  int(16)
  ["taxonomy"]=>
  string(8) "category"
  ["description"]=>
  string(0) ""
  ["parent"]=>
  int(0)
  ["count"]=>
  int(17260)
  ["filter"]=>
  string(3) "raw"
}
object(WP_Error)#17993 (2) {
  ["errors"]=>
  array(1) {
    ["invalid_term"]=>
    array(1) {
      [0]=>
      string(16) "Termo em branco."
    }
  }
  ["error_data"]=>
  array(0) {
  }
}

Quais eventos online internacionais de hospitalidade vale a pena participar?

array(1) {
  [0]=>
  object(WP_Term)#18680 (16) {
    ["term_id"]=>
    int(1555)
    ["name"]=>
    string(8) "Acontece"
    ["slug"]=>
    string(8) "acontece"
    ["term_group"]=>
    int(0)
    ["term_taxonomy_id"]=>
    int(1555)
    ["taxonomy"]=>
    string(8) "category"
    ["description"]=>
    string(0) ""
    ["parent"]=>
    int(16)
    ["count"]=>
    int(9882)
    ["filter"]=>
    string(3) "raw"
    ["cat_ID"]=>
    int(1555)
    ["category_count"]=>
    int(9882)
    ["category_description"]=>
    string(0) ""
    ["cat_name"]=>
    string(8) "Acontece"
    ["category_nicename"]=>
    string(8) "acontece"
    ["category_parent"]=>
    int(16)
  }
}
object(WP_Term)#18579 (10) {
  ["term_id"]=>
  int(16)
  ["name"]=>
  string(9) "Notícias"
  ["slug"]=>
  string(8) "noticias"
  ["term_group"]=>
  int(0)
  ["term_taxonomy_id"]=>
  int(16)
  ["taxonomy"]=>
  string(8) "category"
  ["description"]=>
  string(0) ""
  ["parent"]=>
  int(0)
  ["count"]=>
  int(17260)
  ["filter"]=>
  string(3) "raw"
}
object(WP_Error)#17950 (2) {
  ["errors"]=>
  array(1) {
    ["invalid_term"]=>
    array(1) {
      [0]=>
      string(16) "Termo em branco."
    }
  }
  ["error_data"]=>
  array(0) {
  }
}

Notícias relacionadas

Bruno Guimarães: precisamos otimizar o tempo e aumentar a produtividade

array(1) {
  [0]=>
  object(WP_Term)#17952 (16) {
    ["term_id"]=>
    int(25)
    ["name"]=>
    string(11) "Entrevistas"
    ["slug"]=>
    string(11) "entrevistas"
    ["term_group"]=>
    int(0)
    ["term_taxonomy_id"]=>
    int(25)
    ["taxonomy"]=>
    string(8) "category"
    ["description"]=>
    string(0) ""
    ["parent"]=>
    int(0)
    ["count"]=>
    int(82)
    ["filter"]=>
    string(3) "raw"
    ["cat_ID"]=>
    int(25)
    ["category_count"]=>
    int(82)
    ["category_description"]=>
    string(0) ""
    ["cat_name"]=>
    string(11) "Entrevistas"
    ["category_nicename"]=>
    string(11) "entrevistas"
    ["category_parent"]=>
    int(0)
  }
}
NULL
NULL

Três perguntas para Francisco Costa Neto, da Aviva

array(1) {
  [0]=>
  object(WP_Term)#17977 (16) {
    ["term_id"]=>
    int(25)
    ["name"]=>
    string(11) "Entrevistas"
    ["slug"]=>
    string(11) "entrevistas"
    ["term_group"]=>
    int(0)
    ["term_taxonomy_id"]=>
    int(25)
    ["taxonomy"]=>
    string(8) "category"
    ["description"]=>
    string(0) ""
    ["parent"]=>
    int(0)
    ["count"]=>
    int(82)
    ["filter"]=>
    string(3) "raw"
    ["cat_ID"]=>
    int(25)
    ["category_count"]=>
    int(82)
    ["category_description"]=>
    string(0) ""
    ["cat_name"]=>
    string(11) "Entrevistas"
    ["category_nicename"]=>
    string(11) "entrevistas"
    ["category_parent"]=>
    int(0)
  }
}
NULL
NULL