Recreação

Áreas temáticas, shows, desafios. Vale tudo na hora do entretenimento

Novidade na Europa, Estados Unidos e também na Argentina, os espaços temáticos, antes restritos às áreas de convívio social, estão chegando às suítes de alguns hotéis e resorts. O Pestana Sintra Golf Hotel, um dos mais recentes a abraçar a tendência, inaugurou em junho uma suíte inteiramente inspirada na boneca Barbie, com quarto duplo e uma pequena sala de estar no mezanino. A suíte tematizada apresenta perto de 50 artigos com a personalidade da boneca, entre lençóis, fantasias, computadores pessoais, artigos de banho, perfumes, livros, jogos, filmes, cadernos e, claro, muitas bonecas. No Plaza Athénée Paris a novidade também está disponível, mas só até setembro.

No Brasil, alguns resorts também foram buscar nos livros e quadrinhos inspiração para incrementar suas áreas de lazer, especialmente voltadas ao público infantil. Sucesso no Bourbon Atibaia, no interior paulista, o Espaço Turma da Mônica incorporado em 2006, chegou a atrair mais de 400 crianças em um único final de semana. A partir desta temporada de julho, a parceria da Bourbon Hotéis & Resorts com a Maurício de Sousa Produções estendeu-se também à unidade Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR).

Francisco Calvo, gerente-geral da unidade diz que o projeto desenhado para Foz do Iguaçu conta com algumas particularidades. “Por estarmos em uma cidade onde a beleza natural é predominante, toda a temática levará isso muito em conta. Três ambientes irão incorporar toda a ideia de consciência ecológica de forma divertida, junto com ilustrações, maquetes e esculturas dos personagens criados pelo desenhista. Além disso, nossa área externa também entrará no clima com a trilha ecológica, a horta e o mini-zoológico”, antecipa Calvo.

Segundo o gerente, além da tematização, os personagens principais – Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e Rosinha alternarão visita ao resort em feriados, semanas temáticas e festas especiais programadas para ocorrer no complexo ao longo do ano. Na opinião de Calvo, os personagens criados por Maurício de Sousa têm tudo a ver com a filosofia da rede, que destaca a natureza 100% brasileira. “Acreditamos muito que essa parceria trará excelentes resultados para Foz do Iguaçu, por recebermos muitos estrangeiros que buscam, justamente esse jeito brasileiro de hospedar”.

Também com o objetivo de incrementar a ocupação em julho, o Transamérica Ilha de Comandatuba (BA) fechou parceria com o Instituto Ayrton Senna e vai explorar com exclusividade o personagem Senninha até o final das férias e também na Semana da Criança, em outubro. Durante o período, um simulador de carro da Fórmula 1 será montado no resort para que as crianças possam experimentar a sensação de vencer uma corrida.

INOVAÇÃO

Um dos mais revolucionários conceitos na indústria do turismo no que se refere à recreação e ao entretenimento, no entanto, foi introduzido em 1950 pelo atleta francês Gerard Blitz, que associado a Gilbert Trigano, um vendedor de tendas de camping, montou o primeiro village na praia da Ilha Maiorca, na Baía de Alcudia, mar Mediterrâneo. Com o espírito de um clube, os primeiros membros, batizados como Gentis Membros (GMs), levaram 36 horas para chegar a Maiorca em um pacote de viagem que incluía o trajeto feito de Paris à Ilha (em trem, barco e ônibus); as três refeições; uma equipe de organizadores para atendê-los, denominados Gentis Organizadores (GOs); uma série de esportes naúticos como esqui aquático, natação, pesca submarina e canoagem; excursões pela ilha em barcos ou carros; e festas. Nascia assim o primeiro Club Med do mundo – ou Club Méditerranée, sua antiga denominação, com a proposta de estimular a convivência entre membros e organizadores do então clube, que se mantém 60 anos depois nos 80 villages espalhados pelos cinco continentes.

Nos moldes do que criou o Club Med seis décadas atrás, surgiram novos padrões e hoje até mesmo os hotéis urbanos investem em equipe, áreas e equipamentos que otimizem o ainda que escasso tempo de lazer do hóspede. Esse é o caso, por exemplo, do Sonesta Brasília (DF), da rede SuperClubs, que terceirizou a gestão da academia a dois profissionais especializados em reabilitação física e psicológica e que se mantêm à disposição dos hóspedes. Daniel Avelar e Carlos Viana, sócios no Instituto Totum, administram o espaço do Sonesta há cerca de seis meses, com uma demanda média de 16 hóspedes por dia, que podem obter desde simples dicas posturais para o combate de dores crônicas até uma programação alimentar e de exercícios completa, algumas incluindo plano de acompanhamento.

“No grupo SuperClubs levamos a sério nossa área de entretenimento. Nossos colaboradores são treinados para sentir a necessidade dos hóspedes e entreter pessoas de todas as idades, fazendo com que a experiência vivida em um dos hotéis da rede seja inesquecível. Buscamos sempre inovar na programação e nas atividades que colocamos à disposição dos hóspedes”, afirma Luis Calle, diretor de Marketing e Vendas para América Latina.

O mais novo resort da rede operado no Brasil, inaugurado em Búzios (RJ) no mês passado, incorporou novidades às áreas de lazer. “A inovação está na escolha e na diversidade de opções de lazer e esportes para os hóspedes. Ao todo são 38 atividades disponíveis, muitas delas ainda inéditas em resorts brasileiros, como o Radical Park, uma pista de 400 m2, projetada pelo pentacampeão mundial de skate, Sandro Dias, o Mineirinho”, conta o gerente de Entretenimento do Breezes Búzios, Luis Carlos Gomyde. Entre as muitas atividades propostas pelo novo resort estão ainda um salão de boliche com três pistas, arco e flecha, uma parede para escalada aquática, cinema na piscina, trapézio de circo e circuito de arvorismo.

Deixe uma resposta