Primeiro Hotel Lixo Zero do Brasil fica no Litoral Norte paulista

Localizado em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel & SPA passou a adotar práticas sustentáveis em busca da preservação da natureza e tornou-se o primeiro Hotel Lixo Zero do Brasil. Com padrões internacionais, a auditoria foi realizada pela Zero Waste International Alliance por meio do Instituto Lixo Zero Brasil, que trabalham por uma sociedade livre de descartes. 

A propriedade adotou uma nova mentalidade empresarial, em que a viabilidade econômica está vinculada à sustentabilidade, e realizou mudanças na estrutura física e nos hábitos de colaboradores e hóspedes. Com essas iniciativas, foram reduzidos 94% dos resíduos produzidos pela Ilha de Toque Toque que iam para aterros locais. 

O empreendimento eliminou o emprego de produtos descartáveis, principalmente os de plástico de uso único. Nas suítes, as garrafinhas PET foram substituídas por copos de vidro e filtros com oferta gratuita de água, enquanto que kits de amenities foram transformados em suportes com refil. Já o setor A&B aboliu canudos e sachês de condimentos, que agora são servidos em potes de cerâmica.

O hotel também deixou de adquirir equipamentos eletrônicos, como TVs, frigobares, aparelhos de ar-condicionado, cofres e micro-ondas, e passou a alugar de uma empresa que tem a responsabilidade pela manutenção e descarte desses aparelhos por meio de reciclagem e engenharia reversa.

Outra mudança foi a instalação de uma estação lixo zero com coleta e destinação seletiva de resíduos orgânicos, recicláveis e de rejeito, com subestações por todo a área do empreendimento. Além disso, a equipe de colaboradores passou por treinamentos de capacitação Lixo Zero, compostagem e reciclagem de bitucas de cigarro.

Deixe uma resposta