Pisos para áreas internas

No mercado há opções de revestimentos para diferentes espaços de um hotel

O mundo dos pisos oferece uma grande variedade de materiais, formatos e cores. Porém, em hotéis, por serem ambientes com circulação intensa de pessoas, é necessário utilizar revestimentos que não desgastem facilmente. Além disso, é interessante escolher opções que têm fácil manutenção e limpeza.

Uma das tendências nesse setor é a utilização de materiais ecologicamente corretos. Para ganhar essa denominação, o produto deve apresentar eficiência ecológica desde o processo de produção, da reutilização de materiais reciclados, até seu descarte. O conceito “Cradle to Cradle” (Berço a berço, da tradução do inglês) prega que o material, um carpete, por exemplo, que foi removido no final de sua vida útil, seja reciclado e se torne outro produto.

Em relação à instalação, o mercado também apresenta novidades. Os porcelanatos extrafinos permitem serem aplicados sobre outros revestimentos frios e se tornam uma boa solução em caso de reforma. Por dispensar a remoção do piso anterior, o produto garante economia, com menor tempo de trabalho e menos sujeira, e tem resistência em ambientes de grande tráfego. “O porcelanato evoluiu muito. Hoje em dia há opções com autofixação, no qual nem é necessário utilizar cola. O produto tem sulcos, que funcionam como um sistema de ventosas”, explica a arquiteta Ana Vidal, da Vidal e Santana Arquitetura.

Leia a matéria completa na página 29 da edição 398.

Errata: no terceiro parágrafo da matéria a fala da Ana Vidal se refere aos pisos vinílicos. 

Deixe uma resposta