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Pedro Cypriano: devemos considerar pontos operacionais e de negócios na crise

A hotelaria passa por um momento complicado no mundo inteiro, em razão da pandemia de coronavírus. Com a previsão de reabertura gradual dos meios de hospedagem, que deverão seguir protocolos rígidos de segurança e higienização, é necessário ainda reavaliar o modelo de cada negócio e melhorar questões de receita e vendas.

O sócio-diretor da HotelInvest, Pedro Cypriano, traça um panorama do cenário atual do Brasil, esclarecendo que os investimentos não devem ser cancelados, mas sofrerão atrasos nas inaugurações previstas no pipeline. Ao longo dos últimos 15 anos, ele liderou mais de 400 projetos em consultorias globais, incluindo países na América Latina, Europa, Ásia e África. Com base na sua experiência, Pedro reúne dicas para empresas do setor conseguirem sobreviver à crise.

Confira a entrevista abaixo:

Hotelnews: Até o início do ano, o Panorama da Hotelaria Brasileira previa que o setor no Brasil deveria receber R$ 6,6 bilhões em investimentos com aberturas até 2024. O que muda agora com a crise do coronavírus e como são afetados os 169 projetos de hotéis em desenvolvimento no País?

Pedro Cypriano: Essa estimativa foi feita alguns meses antes da pandemia e o número é uma expectativa de investimentos na hotelaria urbana do Brasil. Entramos em contato com principais desenvolvedores, redes atuantes e checamos informações sobre projetos aprovados. É uma lista bastante sólida sobre hotéis em desenvolvimento. A pandemia não muda isso de maneira expressiva e o impacto é mais significativo para os hotéis em operação.

Os contratos já estão assinados e o que pode acontecer é que continuamos trabalhando com valores parecidos, porém o período para esse investimento tende a se estender, provavelmente até 2025, com uma ou outra propriedade saindo do pipeline. Não esperamos mudanças muito bruscas, mas, sim, alguns atrasos na ordem de seis meses a um ano em razão da expectativa de que o mercado volte a patamares mais produtivos. Não existe uma razão para fazer com que esses projetos não sejam retirados do papel. Quem investe tem pensamento em longo prazo.

HN: Você acredita que a falta de controle da pandemia no Brasil pode afastar investidores hoteleiros?

PC: O mercado hoteleiro, não só do Brasil, está numa situação delicada. Ainda temos pouca previsibilidade e assertividade sobre o que vai acontecer nos próximos meses. O momento ainda é muito volátil e depende dos desdobramentos da Covid-19. O investidor espera o momento mais normal para apostar num país e dar continuidade aos projetos. Em horizonte como esse, é natural que exista uma grande espera.

HN: O futuro sobre a crise ainda é incerto, mas o que a HotelInvest recomenda para os hoteleiros e investidores não serem tão atingidos financeiramente?

PC: É preciso considerar os pontos de vista operacional e de negócios. A Covid traz a necessidade de novos processos para ajudar em termos de higienização, novas tecnologias e sistemas de vendas. Esses elementos, de alguma maneira, já estão sendo analisados por boa parte dos hotéis em operação no País. Existe também um grande exercício de reduzir o custo operacional ao máximo renegociando contratos com fornecedores, adequando as equipes ao patamar de demanda e utilizando parte dos benefícios do governo, como as Medidas Provisórias.

Enxugar os custos é algo que tem sido feito e não é novidade. Apesar da incerteza, é importante trabalhar com cenários de recuperação para adequar o caixa a essa nova estrutura e aos novos resultados. Precisamos ainda buscar linhas de créditos que ajudem no momento atual. Esta é uma medida de proteção relevante para passar pelos próximos meses de maneira menos drástica. Existe ainda o esforço de maximizar a receita e, num país com dimensões continentais, temos muitas possibilidades. Os clientes regionais, que viajam de carro, com motivação de lazer, podem ajudar na curva de recuperação para quem tem essa carta na manga.

HN: Como será possível atingir os mesmos patamares da hotelaria em 2019, que já mostrava uma recuperação dos números em relação aos últimos anos?

PC: Fizemos um estudo com a Omnibees, a STR e o FOHB para entender o potencial de recuperação da hotelaria urbana. Analisamos praticamente todas as informações disponíveis, conversamos com especialistas, conduzimos pesquisas adicionais e tivemos como base um banco de dados que era superior a cinco mil empreendimentos. Com isso, entendemos que a curva de contágio da Covid-19 será controlada até o final de julho (sem um crescimento exponencial), havendo uma queda de novos casos a partir de agosto.

A partir daí a ocupação dos hotéis tenderia a crescer, algo que será gradual, ao longo do ano. São Paulo deve fechar 2020 com 35% de ocupação. Em 2021, com a reabertura econômica e sem novas ondas de contaminação, a ocupação na cidade deve girar entre 55% e 60% na média do ano para o segmento econômico e midscale. Para 2022, essa ocupação chegaria entre 65% e 70%. Sobre o Revpar, voltaremos aos patamares de 2019 em dois e três anos (para econômicos e midscales) e entre três anos e três anos e meio no caso dos hotéis upscale e de luxo, que dependem mais de demanda internacional.

HN: Algum dos modelos de desenvolvimento hoteleiro pode ganhar força após a pandemia?

PC: Há uma busca por um volume maior de franquias, conversões e também negociações de processos de aquisição de empresas. Se na prática será expressivo, é difícil de afirmar. Não existe um único eixo claro e predominante de crescimento. No período pós-pandemia a credibilidade e a confiança serão um dos motores da recuperação. O processo de normalização é longo e não depende apenas da reabertura da economia a curto prazo, mas também da descoberta da vacina e imunização da população.

Ter uma marca forte é importante, além de se comunicar bem. Isso vale tanto para a hotelaria independente quanto de marcas. Quem comunicar com clareza seus novos padrões e serviços terá um horizonte de recuperação mais rápido, o que acredito que será mais fácil para a hotelaria de marcas.

HN: Quais são as principais lições que a hotelaria deve aprender neste momento de Covid-19?

PC: Aprendemos que o mercado hoteleiro é volátil e que precisamos ter reservas e um plano de contingência, caso as coisas não fluam do jeito que gostaríamos. Houve uma intensificação do investimento em tecnologia para se ter processos mais ágeis, que evitem aglomerações e sejam mais eficientes. A recuperação é lenta, gradual e deve trazer uma perda de valor para os hotéis em operação, mas o impacto será menor para os hotéis que serão inaugurados nos próximos anos, por chegarem ao mercado em momentos mais favoráveis.

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