Patrick Mendes é promovido a CCO na Accor e muda para Paris

A Accor promoveu mudanças na sua estrutura e promoveu Patrick Mendes, até então CEO da rede na América do Sul, para o cargo de chief commercial officer (CCO). Ele mudará para a sede de Paris, na França, e responderá ao chairman e CEO, Sébastien Bazin.

Quem assume a posição sul-americana é Thomas Dubaere, que ocupava a função de chief operating officer (COO) da Accor para o Norte da Europa, baseado em Londres.

Patrick era o CEO da rede na América do Sul desde 2015 e ficou responsável pelos 285 hotéis em operação na época e 200 no pipeline, de econômicos a marcas de luxo, representando um volume de negócios de US$ 2 bilhões e mais de 15.000 funcionários.

Mudanças no time

A promoção de Patrick Mendes faz parte de uma reorganização no quadro global de executivos da rede. As funções centrais terão como foco a expertise, diretrizes, ferramentas e processos. Esta nova divisão de funções será apoiada por objetivos detalhados e compartilhados e linhas de responsabilidade claras para que todos estejam equipados para conhecer, dominar e assumir sua contribuição na implementação da estratégia e maximizar o desempenho do grupo.

“Após anos de uma profunda transformação do nosso modelo de negócios, estamos abrindo um novo capítulo em nosso roteiro estratégico. Nossa ambição permanece inalterada: desenvolver o maior e melhor ecossistema integrado de hospitalidade do setor”, diz Bazin.

As três prioridades estratégicas são: focar, simplificar e expandir.

FOCAR nas missões principais, atendendo proprietários e hóspedes, concentrando-se nos principais mercados e hotéis que geram a maior parte das receitas, e dobrando nos segmentos e marcas que geram a maior parte dos lucros.

SIMPLIFICAR as funções e responsabilidades de cada um para eliminar a duplicação, aumentar a agilidade e capacidade de resposta, e simplificar processos de tomada de decisão e métodos operacionais.

EXPANDIR o tamanho do grupo é um ativo para garantir a sustentabilidade e crescimento futuro. “A cultura pioneira da Accor deve continuar viva. Como o setor de hospitalidade está enfrentando grandes desafios, não há melhor momento para aproveitar nossos pontos fortes”, diz o CEO.

Além disso:

Oito polos geográficos estão sendo montados para reforçar a proximidade com proprietários e hóspedes. Estes hubs ficarão diretamente ligados às funções centrais, com o desaparecimento da atual camada regional, encurtando assim os circuitos operacionais e de decisão entre o grupo e os hotéis. Esses oito centros cobrem os principais mercados da Accor, geografias estratégicas e aqueles com maior potencial de crescimento. Os líderes desses oito polos serão os responsáveis diretos pela operação e crescimento do negócio;

Vendas, Marketing, Distribuição e Fidelidade (SMDL) será agrupada sob a liderança de um chief commercial officer, com as missões principais de impulsionar o desempenho de primeira linha, acelerar a implantação de ferramentas e serviços inovadores e de alto desempenho, e otimizar a alocação de orçamento para maximizar eficiência e ROI ao nível do Grupo. A função de TI será executada de forma independente do SMDL, a fim de implantar uma visão consolidada dos sistemas e aprimorar a experiência em dados;

– Também estão sendo criadas duas unidades de negócios separadas dedicadas aos segmentos de ultra luxo e lifestyle;

– O CSR terá um papel central no desdobramento estratégico.

Os oito centros geográficos serão liderados por:

Europa:

Maud Bailly, para Sul da Europa, incluindo França.

Duncan O’Rourke para o Norte da Europa, incluindo Europa Central e Oriental, e Rússia.

Ásia:

Simon McGrath para o Pacífico, incluindo Austrália e Nova Zelândia.

Gary Rosen para China.

Garth Simmons para o Sudeste Asiático, incluindo Japão e Coréia do Sul.

Em outras regiões:

Mark Willis para a África e Oriente Médio, com a adição da Índia, Paquistão e Turquia

Heather McCrory para a América do Norte, América Central e Caribe

Thomas Dubaere para a América do Sul

Para funções centrais:

Patrick Mendes se tornará Chief Commercial Officer.

Steven Taylor permanece como Chief Marketing Officer.

Gaurav Bhushan nomeado como Head of Lifestyle Division.

Fabrice Carré será o responsável pela Estratégia.

Laurent Picheral será responsável pelo Solidarity Accor e o ALL Heartist Fund.

Deixe uma resposta