Novas tecnologias para a gestão de spas

Um spa é um local calmo onde esquecemos completamente do ‘mundo lá fora’ porque todos os detalhes são cuidadosamente planejados com um apelo aos cinco sentidos, para que o cliente tenha uma experiência única.

Quem apenas frequenta um spa como cliente não sabe que por trás deste ambiente único há um conjunto complexo de procedimentos e rotinas internas de gestão para que realmente o atendimento seja de excelência e supere todas as expetativas.

Com o avanço da tecnologia informática, o mercado hoje oferece sistemas que simplificam a gestão do spa, tanto na agenda como em todas as outras áreas: cadastro de clientes; anamnese; área financeira; controle de estoque.

Agenda: As principais causas de problemas e insatisfação por parte dos clientes em um spa são os erros no agendamento. A agenda é a peça chave nesse tipo de empreendimento e deve ser muito bem alimentada e controlada. Os novos sistemas já fazem um controle rigoroso de todos os agendamentos e podem ser controlados localmente no computador, via um sistema integrado com o servidor da empresa ou diretamente online.

Cadastro de Cliente/ Anamnese: A informatização do cadastro de clientes, também incluída nos sistemas de gestão de spa, facilita toda a leitura por parte da recepção e dos terapeutas e a atualização da mesma em tempo real pelo próprio terapeuta depois de cada procedimento.

Website: Hoje em dia as pessoas estão muito ligadas à área da tecnologia da informação e estamos todos cada vez mais na ‘era das compras online’. Se o spa fornece no próprio site a opção do cliente escolher o serviço, efetuar o pagamento e ainda fazer o agendamento, isto tudo sem sair de casa, consegue-se conquistar um publico ainda maior. Existem empresas que estão se especializando nesta área de websites para spas, com isso trazendo soluções e inovações cada vez melhores.

Área Financeira e de Gestão: A evolução dos sistemas de gestão de spa inclui também a possibilidade de um controle financeiro rigoroso por meio do sistema. Este avanço veio permitir o cálculo direto das comissões dos terapeutas, além de um conjunto de relatórios detalhados em todas as áreas com os quais o empresário poderá, em tempo hábil, adotar estratégias de correções na empresa evitando desgastes futuros e aumentando a produtividade.

O controle de estoque também pode ser feito automaticamente por esse meio. Quando o procedimento é executado, o sistema dá baixa no estoque de todos os produtos e consumíveis utilizados, podendo ainda ser programado para enviar uma mensagem com o numero mínimo de produtos para evitar a falta do mesmo.

Segurança da informação: Um dos fantasmas de todas as empresas é a segurança da informação. Existem hoje algumas soluções inovadoras no mercado que permitem um controle rigoroso de tudo o que é feito no spa. Entre os itens que são possíveis controlar estão abertura e fechamento da agenda, leitura e modificação de qualquer documento ou pasta, controle de impressões, e sistema completo de câmeras, entre outros. Este tipo de sistema também já funciona via internet, o que permite que o acompanhamento de todo o dia a dia do spa possa ser feito tranquilamente de qualquer lugar do mundo.

Serviços: Na área da estética os aparelhos inovadores são bem vindos e existe um grande leque de opções muito boas que vão depender do foco do empreendimento. Já na área de bem-estar, os profissionais são a alma do negócio. Quando se trata de massagens, os spazianos ainda procuram o calor e a energia do toque manual.

Gizelle Monteiro dos Santos é sócia fundadora e gerente geral da Escola e Empresa de Consultoria Spa & Cia. Especializada na área de spa. Foi consultora em vários projetos de spas em Portugal e também no Brasil. Contato: [email protected]

Deixe uma resposta