Nova Equipotel 2009

EXPOSITORES APRESENTAM LANÇAMENTOS E EVENTOS APONTAM TENDÊNCIAS

Na 47ª Nova Equipotel, mais de 1200 marcas ocupam o Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, de 14 a 17 de setembro, registrando um crescimento de 5,8% em comparação ao ano anterior. Os expositores promovem lançamentos de equipamentos, produtos e serviços, enquanto os eventos simultâneos apontam tendências e apresentam programações em sintonia com as atuais expectativas do mercado consumidor. No segmento hoteleiro e gastronômico, a feira é a maior da América Latina e uma das cinco primeiras no ranking mundial.

“O crescimento reflete o aumento na metragem dos estandes de expositores tradicionais e a adesão de mais 19,6% novas empresas, em comparação a 2008. Como em todos os anos, compõe a Nova Equipotel 2009 uma excelente diversidade de empresas que representam mais de 60 setores da economia”, afirma Marcelo Vital Brazil, diretor da feira.

Entre os setores presentes destacam-se: alimentos e bebidas, artesanato, automóveis utilitários, construção, cozinha industrial e lavanderia, decoração, enxoval (cama, mesa e banho), informática, lavanderia, mobiliário, produtos para higiene, para recreação e lazer, revestimentos, telefonia e uniformes.

Destes setores, a gastronomia registra crescimento tanto em equipamentos e máquinas para cozinhas industriais quanto no espaço expositor do 3º Equip Food&Drinks.

Nesta área, além do retorno de empresas participantes de outras edições, aderiram distribuidoras de alimentos e bebidas multimarcas. A Bombay Food Service traz diversas expositoras em seu estande, como a Queensberry, a Puratos, a Linea, a SLC Alimentos, a Da Vinci e a Dr. Oetker, entre outras. A Aroumar tem em seu portfólio marcas multinacionais, como a Bunge, a Nestlé e a Unilever. A famosa marca Vivenda do Camarão apresenta o lançamento da linha de pratos prontos para o mercado do Food Service. A Sara Lee – grupo mundial responsável pela fabricação de marcas líderes de café – como Pilão, Caboclo, Moka, Café do Ponto e Seleto – lança o cafitesse: sistema de máquina abastecida por refis de extrato de café, que serve a bebida pronta, semelhante aos post-fix de refrigerantes, enche uma xícara em dois segundos. As importadoras Yara Alimentos e a La Rioja apresentam a imensa diversificação na oferta de produtos.

Também está presente a indústria Clap (Maricota Alimentos), que já produz para diversas outras marcas e passa a fornecer salgadinhos e petiscos (pão de queijo, esfihas, pizzas e quibes, entre outros), diretamente, para o setor de food service.
Com a presença da Agilis, representante multimarca de bebidas, pode ser degustada a cerveja alemã Paulaner e as nacionais Cerpa Premium e Bruge (gourmet). A empresa também promovendo o lançamento da água Bonnafont (Danone) para os segmentos de hotéis e restaurantes.

Exterior

Empresas estrangeiras estão presentes com estandes próprios e por meio de representantes ou distribuidores. Nesta edição, participam: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, México, Portugal, Siri Lanka e Suíça.

A CCAB (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira) traz produtos de diversos países que representa, como a Arábia Saudita, os Emirados Árabes, a Jordânia e o Líbano, entre outros. Em seu estande, promove o Projeto Comprador. Trata-se de uma Rodada de Negócios, que reúne empresas brasileiras exportadoras com compradores árabes do segmento hoteleiro, com o objetivo de gerar negócios, construir network e promover oportunidades. Diariamente, serão 12 reuniões de 30 minutos cada.

Diante do alto desempenho desta edição da feira, Katia Castro, diretora-executiva da empresa organizadora, pondera: “muito se falou em crise pelo mundo afora. Assumimos a posição mais otimista. Nestes 50 anos de existência, nós do Grupo Equipotel aprendemos que os segmentos da hospedagem e da gastronomia, tanto empresas fornecedoras quanto empresários compradores, extremamente dinâmicos e consolidados, teriam um olhar voltado para as oportunidades, pois, como nós, preferem continuar crescendo”.

Visitantes

Com este mosaico de ofertas, da edição 2009, os visitantes podem contatar tanto multinacionais como empresas nacionais de todos os portes, incluindo as micro-empresas e as pequenas.

O Sebrae está presente com as seccionais do Distrito Federal, do Estado da Paraíba e de São Paulo – Regional de Assis.

Entre outras entidades empresariais que prestigiam a feira estão: o Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), a ABIH Nacional e de São Paulo, a Apam (Associação Paulista de Motéis), a Abracohr (Associação Brasileira dos Compradores para Hotéis e Restaurantes), a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a CBTUR (Câmara Brasileira do Turismo), vinculada a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e a FIC Brasille (Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefs).

O Grupo Equipotel tem como expectativa receber cerca de 50 mil visitantes. De acordo com pesquisa realizada no ano anterior, 87,8% dos presentes tinham poder de decisão para efetivar compras (proprietários, diretores e gerentes). Do público total, 82,8% estiveram na feira para comprar ou pesquisar fornecedores para concretizar negócios. Esta pesquisa é realizada anualmente, constatando que o perfil do público é, em sua maioria, de empresários e executivos.

Na Nova Equipotel 2009, o visitante confere algumas obras de revitalização do Pavilhão do Anhembi, destacando-se o conforto proporcionado pela nova cobertura com material térmico-acústico, o piso com camada de concreto de asfalto e banheiros reformados.

Eventos

Simultâneos à feira, cinco eventos são realizados: 3º Equip Food&Drinks, 18º Equip Design, 4º Equip Spa&Wellness, 4º Equip Conference e 4ª Rodada de Negócios. São organizados pelo Grupo Equipotel, com a coordenação geral de Alessandra Leite, gerente de projetos.

3º Equip Food&Drinks

Além da área expositora, o 3º Equip Food&Drinks ocupa um cinco mil metros quadrados com os eventos: 9ª etapa do Campeonato Brasileiro de Barista (regional São Paulo) – organizado pela ACBB (Associação Brasileira de Café e Barista) – e a Arena Gastronômica – projeto assinado por Enio Pinto, diretor da Tyche MKT Pro.

No Campeonato de Barista, cada profissional inscrito tem 15 minutos para preparar e servir, aos juízes, quatro espressos, capuccinos e drinks, que não contenham álcool. O vencedor disputará uma vaga, com os vencedores de certames de outras regiões, para representar o Brasil em campeonato internacional.

Na Arena, acontecem quatro programações: Aula Show (receitas culinárias de chefs), Drink Show (performances de bartenders), Cave (apresentações de sommeliers, enólogos e enófilos) e Oficina de Esculturas de Alimentos sob o comando do chef Charles Carving, da escola Carving Studio, que ministra cursos na área.

“A Arena tem como tema geral ‘Gastronomia na Hospitalidade’. Profissionais de hotéis, bufês e recepções apresentam tendências da culinária, da enologia, da coquetelaria e de garde-manger. Neste ano, a programação da Cave foi ampliada”, afirma Enio.
Descrevendo a programação, ele conta que 20 chefs participam das Aulas Shows. “Entre outros convidados, estão: Laurent Grolleau e Rui Gomes (Grand Hyatt), Chistophe Chabro e Valter de Souza (Transamérica), Sandro Bianchini do (Grande Hotel São Pedro – SP), Philippe Soffieti (Buffet França), Patrick Ferry e Ronaldo Rodrigues (Sofitel), Danielle Dahoui (Ruella), Nilton Moreira (La Tambouille) e a talentosa chef Heaven do programa Heaven’s Kitchen, a grande descoberta deste ano”.

No Drink Show, “as apresentações estão sob o comando dos bartenders Derivan Ferreira (Esch Café), Nilson Vianna (ABB – Associação Brasileira de Bartenders) e do colunista Cesar Adames”.

Do espaço Cave, Enio enfatiza as presenças dos sommeliers: Rodrigo Martins (Café de la Musique), Camila Guidolin (Bar des Arts) e Jorge Berto (La Tambouille), do enólogo francês Geoffroy (La Croix) e dos enófilos Sergio Inglez (SBAV – Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho) e do colunista Breno Raigorodsky.

Charlie apresenta novidades na Oficina de Esculturas de Alimentos, concorrido evento nos anos anteriores. Ele é o único representante da escola tailandesa de entalhamento no Brasil. Com criatividade, explora todas as possibilidades da nossa rica flora e fauna, destacando-se as esculturas de melancias. Em todas as aulas, apresenta alternativas para a utilização das sobras dos alimentos esculpidos, como em saladas de frutas ou ingredientes de receitas. A programação inclui oito aulas, duas por dia.

18º Equip Design

O Equip Desing tem singular importância histórica na arquitetura brasileira dos meios de hospedagem. No País, foi uma das primeiras iniciativas que simulou, em área de exposição, soluções para diferentes ambientes dos meios de hospedagem.
Neste ano, traz como tema central “Soluções Sustentáveis”. Em mil metros quadrados apresenta 13 ambientes com projetos funcionais, que conciliam preservação ecológica com redução de custo no fornecimento de energia e de água.
“Demonstramos quanto os hoteleiros investem na produção desta proposta e poupam em curto e em médio prazo”, explica Lucy Amicon, diretora da L.A Consultoria em Eventos, que coordena e comercializa o espaço.

Os participantes são: Raphael Popovick e Aline Ostrowska (lobby), Sylvia Stabenow e Sara Lima (café), Moema Wertheimer (suíte premium), Ana Maria Bogar (suíte praia), Luciana Tomas e Leoncio Pedrosa (suíte campo), Robson Gonzales (suíte design), Luciana Bueno (business center), Jorgina Nello Barbosa (suíte dupla universal), Alessandro Jordão e Kiko Sobrino (suíte de motel), Tania Pricladnitzki (suíte urbana), Faride Elia (restaurante) e Folha Paisagismo (paisagismo).

4º Equip Spa&Wellness

O Equip Spa&Wellness é uma das áreas que registra aumento contínuo na feira. Neste ano, ocupa 850 metros quadrados para apresentar as principais opções de serviços de spas, centros de estética e clínicas de massagens.

Integra essa área o Spa Vivo, que simula as opções de ambientes de um spa nos meios de hospedagem, expondo: sala do casal com sauna seca e decoração indiana, sala de estética, beauty center e academia (fitner center), além do spa infantil, espaço que expõe terapias e equipamentos direcionada ao público infanto-juvenil. Cada espaço é assinado por uma marca diferente de equipamentos e produtos. “São fornecedores do exterior que já atendem o Brasil e planejam expansão, pois percebem o potencial que o País tem nesta área”, explica a consultora e diretora de relacionamentos da ABC Spas (Associação Brasileira de Clínicas e Spas), Drika Saad, que coordena este espaço.

4º Equip Conference

Não por acaso o Equip Conference registra uma demanda crescente. Sua programação resulta de minuciosa observação dos temas e das personalidades que se destacam nos cenários turísticos do País, notadamente, nos segmentos da hospedagem e da alimentação fora do lar.
Assim, observando o mesmo formato do ano anterior, o 4º Equip Conference oferece duas opções de programação, uma direcionada aos meios de hospedagem e a outra à gastronomia. Sem dúvida, as duas alternativas interessam a todos que atuam em um ou em ambos os segmentos, sendo que o maior desafio é escolher o tema de maior interesse.

4ª Rodada de Negócios

A Nova Equipotel 2009 realiza a quarta edição da Rodada de Negócios, espaço exclusivo para expositores e empresários da hotelaria e gastronomia prospectarem e avaliarem o mercado, tendo em vista o interesse de ambos na condução de negócios. Os encontros entre fornecedores e hoteleiros são previamente agendados e têm vagas limitadas.
Acompanhe a cobertura on-line da Nova Equipotel 2009 neste site e no www.novaequipotel.com.br.

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