Mercado ganha novo sistema de avaliação de serviços

Uma pesquisa realizada pelo White House of Office of Consumer Affairs em 2011 motivou a criação de um sistema online que permite que o cliente opine sobre hotéis, salões de beleza, restaurantes, academias, entre outros.

Após seis meses de desenvolvimento e um investimento de R$ 400 mil, o recém-lançado Avalio (avalio.com.br) chega ao mercado com diversas opções de planos e funcionamento simples. “O Avalio tem como objetivo aproximar o cliente da empresa e resolver o problema dele antes que a reclamação se torne pública. Tudo de uma maneira segura, instantânea e confidencial”, diz o gerente de Novos Negócios e Relacionamento, Rafael Ramos.

A empresa é responsável pela criação de pesquisas personalizadas, que podem ser compostas por questões de múltipla escolha, quantidade de estrelas, notas de 1 a 10, entre outras opções, e divulgação das formas de acesso à pesquisa. Depois de serem preenchidas e enviadas, as avaliações são compiladas em relatórios consolidados, gráficos inteligentes e visão histórica.

“É uma nova forma de fidelização e as empresas precisam estar abertas a ouvir reclamações e sugestões de melhorias”, diz o gerente. O sistema, que já vinha funcionando em estágio beta com cerca de 30 clientes no Rio de Janeiro, entre eles Werner Coiffeur, Hotel Praia Linda, Sol da Barra, e os restaurantes Gabbiano, Fellini e Espírito Santa, prevê uma expansão já em fevereiro para São Paulo e, a partir de abril, para outros estados brasileiros.

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