Marketing digital e as mídias sociais

Estas redes integram o storytelling da marca e são essenciais para a estratégia online

Viajantes modernos são conectados e, por isso, é importante que as empresas ligadas ao turismo, incluindo a hotelaria, tenham uma estratégia inteligente de presença online e marketing digital. E o digital abrange uma série de estratégias. “Cada vez mais a visão deve ser holística. No passado pensávamos que marketing digital era apenas o website do hotel. As coisas evoluíram, se tornando extremamente complexas, principalmente nos custos e resultados. Hoje em dia, uma estratégia digital de sucesso envolve integrarmos a experiência física do cliente no hotel (se hospedar, frequentar o restaurante, fitness etc) com a experiência digital do cliente (buscar o empreendimento, consultar informações, reservar, fazer check-in). Em todo processo, hoteleiros têm que dar a mesma relevância. A experiência de hospedagem se funde entre real e digital”, explica Paulo Salvador, diretor de distribuição da Intercity.

Se por um lado um site com foco na melhor experiência do usuário ajuda nas conversões em vendas e a presença no mobile alcança diferentes públicos, as mídias sociais são responsáveis pela interação dos viajantes com as marcas. Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, LinkedIn, além de ferramentas como YouTube e TripAdvisor são as plataformas que fazem esta fusão do real com o digital. Cada uma destas ferramentas têm funcionalidades, formatos e públicos específicos, e é essencial que o hotel tenha clareza de seus objetivos em cada ação planejada para as mídias sociais. Isso porque não basta estar presente nestes canais. “O objetivo é traçar a sua comunicação com seu público. Normalmente cada um dos canais complementa o outro no storytelling [o desenvolvimento da narrativa da identidade] da marca”, completa Maurici Junior, consultor sênior da iHouse Web e professor na ComSchool, destacando que o marketing digital é uma somatória de diversas frentes de atuação. 

Leia a matéria completa na página 28 da edição 396

 

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