Mais hotéis retomam as atividades em setembro

Com a flexibilização da quarentena, mais hotéis no Brasil confirmaram a retomada das atividades para o mês de setembro. De acordo com o relatório de Oferta de Disponibilidade Hoteleira do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), 45,6% das unidades habitacionais (UHs) voltam a funcionar no próximo mês. Seguindo os protocolos exigidos, os empreendimentos irão operar com capacidade reduzida para proteger os hóspedes e colaboradores da Covid-19.

Confira abaixo os hotéis que irão reabrir em setembro:

Grand Hyatt Rio de Janeiro

O Grand Hyatt Rio de Janeiro, localizado entre a Lagoa de Marapendi e a praia da Barra da Tijuca, irá reabrir sob as medidas de prevenção do Compromisso Global de Cuidado e Limpeza da Hyatt. A unidade está credenciada ao programa de limpeza, desinfecção e prevenção de doenças da GBAC STARTM e da Diversey Consulting, e recebeu o selo de certificação do Turismo Responsável, Turismo Consciente e Xô Corona – a nível federal, estadual e municipal.

Os serviços de check-in online, concierge e guest service serão realizados através do aplicativo World of Hyatt, além do hóspede poder usar o próprio celular como chave de acesso ao apartamento. Todos os quartos passarão pelo processo de desinfecção no enxoval e em todas as superfícies, incluindo maçanetas, registros de torneira, chuveiros, papelaria e itens secundários de higiene pessoal, disponíveis mediante solicitação. A equipe de governança utilizará os equipamentos de proteção individual (EPIs) e deverá liberar o quarto após 24h da última utilização.

Na parte dos restaurantes, os menus serão disponibilizados no formato digital e funcionarão com serviços de entrega no quarto, tendo os itens embalados para evitar possíveis contaminações. As equipes de cozinha e salão serão equipadas adequadamente para manipulação dos alimentos e utensílios.

Já a academia de ginástica terá um número limitado de pessoas para evitar aglomerações e, após o uso dos equipamentos, os clientes devem desinfetá-los. A piscina externa, que é aberta ao público por meio das opções de Day Use, também seguirá a regra do distanciamento social.

Sheraton Grand Rio Hotel & Resort 

Localizado no bairro do Leblon (RJ), o Sheraton Grand Rio Hotel & Resort reinicia suas atividades com um padrão de limpeza  e medidas de segurança alinhadas ao Protocolo de Limpeza da Marriott Internacional e às normas das autoridades locais.

O hotel reabre com três selos conquistados:  o Certificado Turismo Consciente, da Secretaria do Estado do Rio de Janeiro; Selo de Conformidade com as Medidas Preventivas da Covid-19 (Xô Corona) da prefeitura do Rio de Janeiro e Vigilância Sanitaria; e Selo Turismo Responsável Limpo e Seguro do Ministério de Turismo (Cadastur).

Entre as medidas aplicadas no hotel, os quartos ganharão um selo de limpeza após a desinfecção do espaço e será lacrado até a chegada do próximo cliente, que terá disponível toalhas higienizadoras para seus objetivos pessoais. No aplicativo Mariott Bonvoy serão feitos o check-in, solicitações prévias à chegada na recepção e agendamento para o uso de academia e spa. O acesso ao quarto será feito pelo dispositivo móvel, além dos cardápios dos restaurantes ficarem disponíveis via QR Code.

Hotel Vila Naiá (BA)

No sul da Bahia, o Vila Naiá (BA) irá operar com 70% da capacidade de hospedagem. No momento da reserva, os hóspedes receberão uma carta com todas as medidas de segurança, que devem ser praticadas durante a estadia. A equipe de funcionários do hotel usará os equipamentos de proteção individual (EPIs), aplicará novos métodos de higienização, além de seguir o prazo de 72 horas para liberação dos quartos, entre a saída e chegada de hóspedes.

As tendas nas praias obedecerão ao distanciamento social estipulado pelas normas de saúde e sempre serão as mesmas para cada suíte. O empreendimento voltou a incluir pensão completa nas diárias, em que oferece todas as refeições, exceto bebidas.

Tivoli Mofarrej São Paulo e Ecoresort Praia do Forte (BA)

Para a reabertura das unidades Tivoli Mofarrej São Paulo e Ecoresort Praia do Forte (BA), a rede Tivoli criou o programa Feel Safe at Tivoli, que está organizado em dez linhas de ação para preservar a saúde dos hóspedes e colaboradores. Os procedimentos foram redefinidos através das auditorias e técnicas de avaliação da Cristal International Standards.

A equipe também redefiniu a experiência do cliente para se adequar ao “novo normal”. Os serviços técnicos vão aumentar a frequência das inspeções e do controle dos níveis de tratamento da água potável, água das piscinas e do ar. Os espaços comuns do hotel, como recepção, spa, academia e restaurantes, foram reorganizados em termos de ocupação e de mobiliário, de forma a evitar a concentração de pessoas e terão sinalização de segurança.

Miramar by Windsor (RJ)

O Miramar by Windsor, localizado em Copacabana (RJ), reabre suas portas ao público sob a orientação de uma consultoria técnica especializada, que cuidou da implementação de todos protocolos.

As medidas foram intensificadas na parte de limpeza dos quartos e áreas comuns. Haverá constante higienização e controle de acesso aos elevadores, aumento da temperatura para lavagem de roupas e tecido, além da equipe receber treinamento específico.

A piscina estará em funcionamento mediante agendamento na recepção, assim como a sauna e academia. Na área da piscina, as espreguiçadeiras, mesas e cadeiras foram posicionadas com uma distância de 2 metros e serão higienizadas antes e após o uso de cada cliente. O controle da qualidade da água da piscina será averiguado três vezes ao dia, medindo o cloro, PH e alcalinidade. 

O restaurante Alloro al Miramar passa a funcionar sob a higienização constante das mesas, uso de máscaras pela equipe e louças e talheres esterilizados. O serviço de buffet foi suspenso, trabalhando apenas com menu à la carte, além de room service.

Hotel Excelsior São Paulo

O Hotel Excelsior São Paulo reiniciará suas atividades com padrões rígidos de segurança sanitária do programa We Care da HotelCare, já colocado em prática no Hotel Marabá e Hotel Timbiras Inn, abertos recentemente.

O hotel tradicional do centro histórico de São Paulo está localizado próximo à Praça de República e ao Teatro Municipal. A unidade é administrada pela HotelCare, que está à frente da gestão da Tempus Hotelaria.

Blue Tree Towers Joinville (SC)

A Blue Tree Hotels irá reabrir o Blue Tree Towers Joinville (SC) no mês de setembro. O hotel é o último da rede a retornar a operação. A equipe de funcionários foi capacitada por especialistas sobre os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Os hotéis oferecem o serviço My Space, que oferece quartos otimizados, com bancada (ou mesa) prática para as atividades profissionais, cadeiras e iluminação apropriadas, além de internet. 

O check-in será feito virtualmente com reconhecimento facial pelo dispositivo móvel do próprio cliente e, em breve, o web check-out  também será utilizado.  Outra ferramenta que facilitará a experiência do hóspede será a realização de pedidos no room service online.

Plaza São Rafael Hotel

O Plaza São Rafael Hotel, localizado em Porto Alegre, reabre as portas no dia 9 de setembro com novidades para os hóspedes. O empreendimento contratou o MuleBule Gastronomia para assumir os cardápios do hotel, sem abandonar a feijoada e o chá da tarde. A nova equipe também ficará responsável pelo projeto de modernização do restaurante.

Outra novidade será o lançamento de uma cafeteria no lobby, que tem previsão de abertura para o final de setembro, projetado pela Trino Arquitetura e Design. O espaço terá outras entradas pelo deck externo em frente ao empreendimento.

Pensando em atender a demanda de eventos híbridos nos últimos meses, o hotel criou o Estúdio Plaza. O espaço conta com um Painel de Led 2.9 milímetros com processadora 4k, switcher para comutação de sinais, sistema de som com microfones e operador, iluminação, transmissão em Full HD com câmeras profissionais de alta resolução e estação streaming de alta capacidade de processamento, com retorno de vídeo para os participantes no palco acompanharem a transmissão.  

Já para aqueles que desejam fazer o home office em outros espaços, a unidade criou o Plaza Hub. Os clientes poderão alocar por horas ou alugar salas de diferentes tamanhos com a possibilidade de utilizar outros espaços como academia, piscina, rooftop e restaurante.

Hotel Gran Marquise

Em Fortaleza (CE), o Hotel Gran Marquise reinicia suas operações de forma parcial, seguindo as orientações recomendadas. Além de receber o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, a unidade decidiu criar seu próprio selo de segurança e higiene, o Gran Marquise Safe, que estará estampado nos apartamentos e espaços que forem desinfectados.

No primeiro momento, a unidade funcionará com 50% de sua capacidade sob as adaptações realizadas nas operações e nas áreas comuns. Todos os andares do hotel terão totens de álcool gel 70% acionados por aproximação, sinalização de distanciamento físico e painel de acrílico na recepção.

Os hóspedes terão a temperatura medida assim que chegarem ao local e deverão responder um questionário sobre suas condições clínicas. Por sua vez, as malas serão higienizadas e o check-in será feito antecipadamente pela internet para evitar contato físico entre clientes e colaboradores.

Na parte das áreas comuns, a piscina e o Grand Spa permanecerão fechados, enquanto a academia funcionará por meio de agendamentos. Já as informações do empreendimento e sobre o cardápio do restaurante estarão disponíveis através de QR Code e guest service.

Iberostar Praia do Forte

A partir de 3 de setembro, o grupo Iberostar reabre a unidade Iberostar Selection Praia do Forte, localizado na Bahia. Desde o mês de junho, a rede iniciou o processo gradual de reabertura de suas unidades ao redor do mundo sob os protocolos desenvolvidos em conjunto com o Conselho Assessor Médico (CAM).

As medidas sanitárias foram projetadas sob os quatro princípios do programa How We Care que são: ambiente seguro, padrões de higiene, espaço social e experiência inovadora.

Outra novidade que a rede lançou foi o Iberostar Extra Care, um seguro viagem com cobertura médica gratuita. Estará disponível para reservas efetuadas nos canais próprios da empresa ou  em qualquer um de seus hotéis.

O plano oferece assistência médica e cirurgia ao assegurado, prorrogação da estadia por motivo de doença ou acidente, incluindo Covid-19, e também cobrirá despesas do acompanhante, se for necessário.

Cobre os serviços de transferência médica de doentes e feridos, transferência de emergência para hospital, despesas odontológicas de emergência, serviços de orientação médica, despesas com a permanência do acompanhante na clínica ou envio de médico ao hotel. O seguro começa a entrar em vigência a partir do momento que o cliente fizer o check-in até a hora do check-out.

Hotel Terras Altas

O Terras Altas Resort & Convention Center volta a operar com apenas 40% de sua capacidade e novos projetos para o público corporativo e de lazer. Durante o período de pausa, o hotel também  aproveitou para fazer uma manutenção geral nos espaços.

Para os clientes corporativos, a unidade criou o Studio TA,  que permite realizar tanto sessões gravadas como transmissões ao vivo, com plataforma de streaming própria para atender a crescente tendência por eventos híbridos. O espaço conta com serviço de equipe especializada (cinegrafistas, técnicos de som), equipamentos (câmeras, microfones, mesa de som), sistema de projeção, luz cênica e palco.

Já para o público geral, o hotel inaugurou o campo de Airsoft TA, além da nova opção de locação do complexo Espaço Lago, no formato long stay. O local possui uma casa que acomoda até oito pessoas e sua infraestrutura oferece piscina, campo de futebol, churrasqueira, salão de jogos e uma entrada exclusiva.

Rede Accor

Depois de cinco meses, a Accor reabre mais 20 hotéis no Brasil das categorias midscale e econômico, incluindo o hotel de luxo Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. Os empreendimentos têm o selo ALLSAFE , que garante a implantação do novo protocolo da rede.      

Entre as medidas adotadas, os hóspedes terão a temperatura aferidas ao chegarem no hotel e o piso das áreas comuns demarcado para indicar distanciamento social. Será disponibilizado álcool em gel em todos os ambientes, assim como embalagens individuais do produto e máscaras disponíveis na recepção.

Na parte de eventos, a rede reduziu a capacidade de salas de reuniões e auditórios, e distribuirá aos participantes kits individuais durante o coffee break. Já no espaço de recreação infantil terá um monitor para um grupo de cinco crianças, que serão divididas em faixa etária, uso de álcool em gel nas mãos no inicio e no fim de cada atividade, além da utilização de luvas quando precisar tocar em algum material. As crianças que participarem das brincadeiras, terão a temperatura medida duas vezes ao dia.

Confira as outras unidades da rede que irão reabrir durante o mês de setembro:

Ibis Budget Rio de Janeiro Copacabana;

Ibis Styles Curitiba Batel;

Ibis Belo Horizonte Afonso Pena ;

Ibis Budget Campo Grande;

Mercure Santo André;

Mercure São Paulo Times Square;

Ibis Styles Balneário Camboriú;

Ibis Budget São Paulo Paraíso;                                                             

Ibis São José dos Campos Dutra;

Ibis São Paulo Interlagos;

Ibis Budget Lorena; 

Ibis Styles Alagoinhas;

Ibis Guaíba;

Ibis Styles Joinville;

Ibis Igrejinha;  

Ibis Budget Foz do Iguaçu;

Ibis Canoas Shopping;

Ibis Sertãozinho;          

Ibis Presidente Prudente.

Deixe uma resposta