Imaginação e criatividade

Suítes temáticas levam os hóspedes a um mundo de magia

Imagine hospedar-se em um quarto recheado de peças inspiradas em seus personagens favoritos do cinema e dos desenhos animados. Ou então com decoração que remete a tempos antigos e a marcas de luxo. Muitos hotéis, principalmente no exterior, dispõem de suítes temáticas cheias de criatividade, como as do Wildwood Inn Tropical Dome & Theme Suites, nos Estados Unidos. O hotel possui quartos com temáticas que vão do clássico da Disney, Aladin, passando por um Navio Pirata e as cavernas do Tennessee. Nem o Central Park, em Nova York, escapou da criatividade do empreendimento.

No Brasil, a pousada Pedra da Ilha, em Santa Catarina, inaugurou em 2004, cinco anos após a abertura oficial do empreendimento, a ala de suítes temáticas, com as opções Oriental, Africana, Havaiana, Americana e Brasileira. De acordo com Ramon Vailatti sócio e gerente da pousada, a ideia surgiu em viagens dos proprietários ao exterior. “O investimento foi de um R$ 1 milhão e o projeto foi muito bem aceita pelo público. Sempre lotamos primeiro as suítes temáticas e depois os apartamentos luxo, que possuem tarifas, em média, 30% menores”, afirma.

Os quartos possuem área de 36 metros quadrados e oferecem banheiro com hidromassagem para duas pessoas, ar condicionado, telefone, cofre, entre outros itens. Na Africana, por exemplo, estampas de leopardos, tigres e zebras estão por toda a parte, assim como esculturas e fotografias desses animais. Ao todo, temáticos ou não, a pousada dispõe de 68 apartamentos, alguns de frente para o mar e outros duplex. Para o entretenimento dos hóspedes, são três piscinas (uma aquecida), quiosques, sala de ginástica, saunas, salão de jogos, bar, espaço para café climatizado com vista para o mar e atendimento na praia.

Excêntrica, a suíte Jaguar do londrino 51 Buckingham Gate, hotel do grupo Taj Suites and Residences, foi totalmente inspirada na herança de qualidade e inovação da marca de carros de luxo. Com 1.832 metros quadrados, dois quartos, cozinha, salas de jantar e de estudos, a suíte foi decorada com materiais e detalhes que remetem à legendária marca, como o couro que cobre algumas paredes. Os hóspedes que optarem pela estadia na suíte podem ainda passear pelas ruas de Londres em um Jaguar XJ, dirigido por um motorista do hotel, é claro.

Os amantes da literatura encontram no Library Hotel, de Nova York, 60 quartos que disponibilizam uma coleção de livros e obras de arte. Entre ciências sociais, história, idiomas, matemática, conhecimentos gerais, filosofia, religião e artes, são mais de seis mil títulos e diversos espaços de leitura e bibliotecas. Além dos quartos, cada um dos dez andares do hotel possui decoração temática distinta, seguindo as categorias literárias, como contos de fadas, erotismo, romance, astronomia e outros.

Criado em 1996 na capital do Maranhão, o motel Le Baron apostou desde o início na tematização de suas suítes. Com investimento quatro vezes superior ao aplicado nas suítes comuns, as primeiras temáticas foram a japonesa, a francesa, a hi-tech e a romana, como conta a responsável pelo setor administrativo, Natália Coelho. “A ideia de criar suítes temáticas foi termos um diferencial dos demais motéis da cidade, já que todos trabalhavam com um padrão de apartamentos muito parecidos. E, como as pessoas gostam de viajar, nós queríamos que elas viajassem em nossos temas, sem precisar sair da ilha de São Luís”, diz.

Segundo Natália, as suítes temáticas são as que mais atraem o público, que sempre procura por novidades e até deixa sugestões de temas para futuras suítes. Dos 60 apartamentos que o empreendimento possui hoje, 27 são temáticos, como Arco-Íris, Country, Esotérica, Malhação, Noiva, Trem, Sado, Tarzan, Vegas, Taj Mahal, Camping, Cinema e Aeroporto, este último, o mais procurado. “Para criarmos nossas suítes, realizamos pesquisas minuciosas e tentamos produzir réplicas perfeitas. No caso da Aeroporto, colocamos um avião de verdade com poltronas executivas, torre de controle, heliporto, esteira de bagagem e detector de metais”.

Outra suíte extravagante é a Pit Stop, inspirada em corridas de carro. Neste ambiente de 150 metros quadrados é possível elevar a cama king size por um macaco hidrálico. Há ainda itens para o entretenimento dos hóspedes, como autorama, vídeo-game e até um carro conversível.

Para preservar e fazer manutenção, Natália conta que os funcionários passam por treinamento específico para cada suíte, pois são completamente diferentes umas das outras. “Como os quartos são exclusivos, temos muita dificuldade de reposição de peças quando são danificadas ou subtraídas. Para isso, temos um check-list que varia de suíte para suíte, o que requer muita atenção”, diz Natália ao confirmar que um novo projeto já está em fase de execução, a Suíte Marina, que deve ser concluída até maio deste ano.

LUGARES E PERSONAGENS

Hospedar-se em ambientes típicos de vários lugares do mundo sem sair do Brasil é uma realidade possível no Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande, distante 223 km da capital paulista. “Quando iniciamos a concepção do empreendimento, pensamos em criar um local em que cada quarto oferecesse uma experiência inesquecível, principalmente com riqueza de detalhes e peças relacionadas aos temas escolhidos. Assim, focamos no conceito de espaços para serem eleitos como favoritos por nossos hóspedes, contemplando regiões como Américas, África e Ásia”, explica o coordenador do hotel, Manoel Pereira Lizo.

Inaugurado em 2009, o Paraíso Eco Lodge localiza-se em área de 17 milhões de metros quadrados e oferece 15 acomodações entre chalés, cabanas e bangalôs temáticos com arquitetura, aromas, artes e objetos de lugares como China, Bali, Índia, Japão, Tailândia (Ásia), Andes, Sierra Madre, Rochosas, Apalaches, Ushuaia (América), Massai, Bambara, Ioruba, Dogon e Dan (África). “Os próprios sócios desenvolveram e criaram esse projeto. Toda a construção do hotel foi pensada para a conservação do meio ambiente, como por exemplo, nos módulos África e América, construídas com material reaproveitado de sobras da indústria de laminação de madeira”, explica Lizo ao afirmar que empresários, observadores da natureza e famílias fazem parte do público do hotel, que possui ocupação média anual de 70%.

Personagens dos cinemas como James Bond também estão presentes nos hotéis pelo mundo, como o francês Le Seven, em Paris, que possui uma suíte chamada 007. Inspirada no espião britânico, a decoração sofisticada mistura o estilo retrô de alguns objetos com o design futurista de móveis e paredes. A acomodação Alice no País das Maravilhas, do filme homônimo, convida os hóspedes para uma estada cheia de surpresas. São dez configurações psicodélicas e excentricidades como dois vasos sanitários com um tabuleiro de xadrez entre eles. Nas paredes, diversos relógios e o famoso coelho branco da clássica história.
Para as crianças, especialmente meninas, o Paradise Golf & Lake Resort, em Mogi das Cruzes (SP), oferece uma suíte exclusiva com o tema da coala Lilica Ripilica. O quarto, que oferece vista para a represa, foi decorado com objetos e enxoval da personagem. São duas camas queen size, frigobar personalizado, brinquedos e televisão para assistir aos DVDs da Lilica.

Na Itália, das 95 acomodações do Grand Hotel Et Milan, 20 são inspiradas em artistas e personalidades reais, como o pintor italiano Giorgio De Chirico; o poeta Gabriele D’Annunzio, também da Itália; o escritor norte-americano Ernest Hemingway; e até o português Dom Pedro II. A inspiração, segundo o gerente geral do hotel Antonio Cailotto, partiu dos vários hóspedes famosos que frequentaram o hotel, construído em 1863. “O feedback dos nossos clientes é bem positivo. Dizem que parece que se respira a mesma atmosfera dos artistas do passado”, afirma.

Deixe uma resposta