Hotel-escola – A teoria na prática

Uma escola onde o aluno vivencia todo o lado prático de sua profissão de forma intensiva, enquanto adquire uma sólida base teórica. Este é o grande diferencial do curso superior de Tecnologia em Hotelaria, de dois anos de duração, oferecido pelo Centro Universitário Senac de Águas de São Pedro, no interior do Estado de São Paulo, cujo prédio fica ao lado do Grande Hotel São Pedro.

Segundo Sandra Maria Casarini da Silva, coordenadora do curso de Águas de São Pedro, o maior ganho é o aluno poder conviver com profissionais do mercado de hotelaria, com diferentes experiências e formações, já que todos têm a oportunidade de passar por alguma atividade pedagógica dentro do hotel, e alguns, inclusive, chegam a ser contratados.

“O gerente de A&B, por exemplo, é diferente do gerente de Hospedagem”, exemplifica Sandra. No entanto, para ela, a maior vantagem de todas é o aluno ter que lidar com hóspedes cada vez mais exigentes em tempo real, fazendo-o refletir sobre como melhorar sua atuação e aplicar o que aprendeu em sala de aula.

Humanismo e empreendedorismo

Na opinião da coordenadora, tratando-se de hospitalidade é necessário cuidar da formação integral do aluno. “Temos que mostrar como eles podem se tornar seres humanos melhores para poderem atender melhor o hóspede, respeitando-o. A hotelaria é para o outro e deve ser pautada na convivência humana. Por isso é preciso gostar, ter vocação”, enfatiza.
O empreendedorismo é outro lado estimulado pelo curso do Senac. Na disciplina de eventos, por exemplo, o aluno tem que sair dos muros da escola e se envolver com o setor público da cidade para colocar o seu evento de pé.

De acordo com Cesarini, após dois anos de curso, o aluno do Senac está apto a trabalhar em qualquer área de um hotel, além de poder desempenhar funções de hotelaria em condomínio, spa, navio, hospitais e até em bancos. “A disciplina “Negociação e Gestão de Conflitos” é muito valorizada pelas instituições financeiras”, afirma. “As primeiras posições alcançadas são como recepcionistas, assistentes de A&B ou na área de governança. Mas com a experiência chegam facilmente à gerência”.

O vestibular para a próxima turma do curso de Tecnologia em Hotelaria acontecerá no final de 2010. Inscrições e mais informações podem ser obtidas em www.sp.senac.br

Deixe uma resposta