Hotéis que marcaram época

Ao serem inaugurados, muitos meios de hospedagem marcaram a história da ho¬telaria no Brasil, geralmente, porque intro¬duziram categorias ou padrões de hospita¬lidade no País. Todos motivaram notícias na “Hotelnews”. Desse imenso universo, optar por alguns para ilustrar essa trajetória é uma tarefa bastante difícil, portanto, a escolha é aleatória.

Perpetua-se como referência histó¬rica o São Paulo Hilton, pois marca a en¬trada de bandeiras internacionais no País, tendo despertado críticas e curiosidades no setor hoteleiro quando foi inaugurado. Em 1971, estampou seu logotipo em impo¬nente prédio locado na avenida Ipiranga, no centro da capital paulista. Sofisticado e com instalações modernas, rapidamente, tornou-se o novo cartão postal da cidade. Abrigou elegantes festas e hospedou personalidades memoráveis. Em 2004, realizou o seu último check-out, pois na renovação do contrato de locação do prédio não hou¬ve consenso.

Nesta época, a marca interna¬cional já tinha fincado sua bandeira em novo eixo econômico da cidade, na região da Berrini, com a inauguração do Hilton São Paulo Morumbi (2002), que também apresentou novos conceitos operacionais para atender às expectativas dos turistas de negócio. Dispõe de ampla área de con¬venções e salas de reuniões com instala-ções de ponta, além do Health Club, com academia, piscina e sauna, situado no últi¬mo pavimento de onde se descortina a vista da cidade.

“São Paulo é destino prioritário para a Hilton”, afirma o gerente-geral Pa¬trício Alvarez. Elogiando a evolução regis¬trada pela ‘Hotelnews’ em suas cinco déca¬das de vida, acrescenta: “fico agradecido de ter participação na história desta revista, que tem grande importância para o desen¬volvimento do setor”.

Património histórico

Reconhecido como ícone mun¬dial da hotelaria carioca, o elegante Copa¬cabana Palace é admirado por todos que acompanham a vida do turismo brasileiro. Coincidentemente, quando a “Hotelnews” comemora 50 anos, o empreendimento completa duas décadas em poder da Orient-Express Hotels, mesma ocasião em que foi tombado como património históri¬co nacional, pois, desde que foi construído (1923), por iniciativa de Octávio Guinle, agrega valor à cidade.

O hotel mantém a posição de um dos melhores da América do Sul, com um discreto programa extensivo de reforma. “Há 20 anos, o Copa está em per¬manente processo de revitalização, pois busca o aperfeiçoamento contínuo de todas as suas áreas”, diz o inglês Philip Carruthers, diretor-superintendente. Em sua opinião, “luxo tem a ver com sofisticação nas instalações, na decoração, no acabamento e nos serviços, esse último item se vincula à quantidade necessária de colaboradores motivados para atender às expectativas dos hóspedes. Conside¬rando a demanda do mercado, o País tem carência de hotéis desta categoria”.

Há 44 anos atuando no turismo brasileiro, ele afirma: “Acompanhei boa parte da história da ‘Hotelnews’. Eu me beneficiei e me aperfeiçoei com suas informações pertinentes. Por isso, considero que a revista faz parte de minha carreira. Aproveito para congratular pela data, pelo trabalho árduo e de sucesso. Parabéns à equipe”.

Estilo de vida

O Transamérica Ilha de Comandatuba está completando 20 anos de vida. No município de Una, litoral sul da Bahia, o luxuoso resort se integrou à paisagem preservada da Mata Atlântica quando foi inaugurado, época em que se acentuava a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos indivíduos. Com requintado projeto de paisagismo e arquitetura, uma piscina serpenteia seus jardins com cascatas. Entre as dezenas de opções de lazer para todas as idades, abriga o Comandatuba Ocean Course, campo de golfe de padrão internacional eleito pela revista Golf Digest. Para relaxar e re-vigorar corpo e mente, um spa da francesa L’Occitane disponibiliza massagens, banhos e rituais energizantes. Conta ainda com centro de convenções, com nove amplas salas.

A preocupação com o meio ambiente e a responsabilidade social nor¬teiam as ações do resort, que dispõe de usina de compostagem para transformar lixo orgânico em adubo, desenvolve programas de defesa e preservação do ecossistema local em parceria com o Instituto Ecotuba e realiza atividades para integrar as comunidades do entorno em projetos de ecoturismo e estímulo ao artesanato.

Referindo-se aos 50 anos da “Hotelnews”, o diretor comercial Cláudio Bonuccelli afirma: “a revista cumpre papel importante para os profissionais do seg¬mento de hotelaria: cobrir as principais notícias do mercado, acompanhar as ino¬vações e tendências com um ponto de vista abrangente e correto, além de levar a infor¬mação de forma objetiva para quem precisa dela: o profissional do setor.”

Preciosidades Othon

Diante da privilegiada vista da badalada praia de Copacabana, desde a inauguração, em meados de 1970, o Rio Othon Palace é referência na hotelaria na¬cional de luxo. Na mesma década, a rede iniciou sua expansão no segmento dos cin¬co estrelas, tendo também aberto o Bahia Othon Palace (Salvador) e o Belo Horizon¬te Othon Palace.

Com mais de 65 anos, a expansão da Hotéis Othon conta a história da hote¬laria brasileira, intrínseca à atividade turís¬tica. Inaugurado em 1943, o seu primeiro empreendimento foi erguido ao lado do Ae¬roporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Em seguida, abriu novos hotéis ao longo da praia de Copacabana, inclusive o Trocadero (atual Hotel Arena), que originou a “Hotelnews”. Uma década depois, ampliou sua presença em São Paulo, com o Othon Palace (atual SP Othon Classic). Prosseguindo sua expansão, nos anos 80, passou a administrar hotéis de terceiros e, na vira¬da do século, a administrar comercialmente empreendimentos internacionais. Com 28 unidades, está presente nas mais importan¬tes cidades brasileiras e tem unidades na Europa (Lisboa, Porto e Madri) e nos EUA (São Francisco).

Para a “Hotelnews”, Fernando Chabert, diretor-superintendente, declara: “a Rede de Hotéis Othon congratula-se com a revista pelos seus 50 anos de existên¬cia, desejando à sua diretoria e toda equipe sucesso ainda maior para os próximos anos. Idealizar, criar, produzir e manter uma publicação da qualidade e do padrão da ‘Hotelnews’ é, sem dúvida alguma, um desafio amplamente conseguido pela em¬presária Magdala Castro e sua equipe.

Indiscutivelmente, a revista é um retrato fiel do setor hoteleiro, ao qual nos orgulhamos de pertencer. Nosso primeiro hotel tinha 16 anos quando se comemorou o nascimen¬to da Hotelnews. Juntos crescemos, nos aprimoramos e continuamos participan¬do do desenvolvimento do setor, que ga¬nha destaque cada vez maior na econo¬mia mundial. Hotéis Othon e ‘Hotelnews’ são dois grandes clássicos da indústria hoteleira nacional”.

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