Hotéis da BLTA são vítimas de fraude envolvendo redes sociais

Com foco nos turistas que planejam suas viagens pela internet, criminosos aplicam inúmeras tentativas de golpes com perfis falsos de hotéis e pousadas. Segundo a diretora executiva da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Simone Scorsato, os fraudadores estão atuando de norte a sul do país e, dos 39 associados, somente dois não foram vítimas de golpes no Facebook e Instagram.

“Esta não é uma situação exclusiva da BLTA. Outras entidades de hotelaria e turismo relatam o mesmo problema. No grupo de WhatsApp dos membros da BLTA se tornou frequente os relatos de contas fakes e pedidos de denúncia das mesmas”, explica Simone. Alguns desses empreendimentos, inclusive, foram vítimas de fraude mais de uma vez.

É o caso da Pousada Estrela D’Água de Trancoso (BA), que teve duas contas falsas criadas com seu nome que ofereciam sorteios de diárias. Diante do golpe, o hotel boutique promoveu os devidos ajustes no Instagram por meio do preenchimento de formulários específicos, fazendo a “denúncia de marca comercial” para que o perfil fake fosse removido em até 24 horas. Mas, apesar da rápida tomada de medidas, dois seguidores relataram ter fornecido dados pessoais, que é o principal objetivo dos fraudadores.

Hotel Unique, de São Paulo, é um dos afetados

No Estado de São Paulo, os hotéis Unique e Unique Garden, localizados na capital e em Mairiporã, respectivamente, lutam para excluir cinco perfis fakes ainda ativos no Instagram. Todos já foram exaustivamente denunciados, mas os porta-vozes da plataforma afirmam que as contas falsas não ferem suas diretrizes. Por dia, são mais de 30 respostas junto aos usuários, mas o hotel comenta que já chegaram a cerca de 50 mensagens diárias.

No Ceará, o Rancho do Peixe teve seu perfil clonado três vezes. Em todas as situações o hotel foi avisado pelos clientes, que enviaram mensagens via direct alertando sobre a tentativa de golpe e a existência de contas similares que ofereciam diárias gratuitas após envio de dados pessoais. Em todos os casos o hotel agradeceu o alerta recebido, orientando seus seguidores a não compartilharem nenhum dado pessoal e a solicitarem a imediata denúncia da conta fake.

Rancho do Peixe toma medidas especiais

De maneira complementar, o empreendimento conta com os serviços de uma agência digital que ajuda no processo de eliminação das contas clonadas e na autenticação dos reais perfis do Rancho do Peixe com o selo azul, que indica que a conta foi verificada oficialmente pela rede social. Isso demonstra que determinado perfil é o original da marca dentro da plataforma. No entanto, ainda aguarda confirmação da rede social, sinalizando que nem sempre a plataforma possui tal agilidade em certificar as contas.

Na capital fluminense, o Janeiro Hotel teve seu perfil clonado quatro vezes. Segundo o CEO da propriedade, Carlos Werneck, há uma necessidade de tornar público esses golpes em que objetivo é o mesmo: usar o perfil falso para pedir informações pessoais dos seguidores para clonar o WhatsApp e, assim, extorquir dinheiro da lista de contatos.

Em Alta Floresta (MT), o Cristalino Lodge, a exemplo de outros hotéis que enfrentam a mesma situação, chegou a publicar um comunicado (em português e inglês) em seu perfil no Instagram, alertando seus clientes e seguidores sobre o golpe. Para Alex Riva, sócio-diretor do hotel, “isso é um absurdo e deve ser tratado como associação ao crime e ser investigado, uma vez que as tentativas de golpe não param”.

Foto de capa: Katka Pavlickova/Unsplash

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