Gramado (RS) se prepara para o novo perfil de viajantes após a crise

Em meio à paralisação do turismo devido a pandemia do coronavírus, a Secretaria de Turismo de Gramado, em conjunto com os empresários locais, se prepara para um novo perfil de viajante após o isolamento social. A aposta da vez é investir em novas experiências para os clientes, para ajudar na recuperação gradual do setor.

O secretário de Turismo de Gramado, Francisco Rafael Carniel de Almeida, afirma que  o município de Gramado passará a receber mais turistas que se hospedarão em períodos menores, transformando-se em uma tendência temporária.

“Vamos ter que adaptar a nossa oferta. Os destinos que oferecerem as melhores experiências – não apenas preço-, terão melhor desempenho. É hora de dar foco à experiência do cliente, de estudar a jornada dele, atenuando dores e ressaltando ganhos.”

Ainda o secretário indicou o livro “Value Proposition Canvas”, de Alex Osterwalder para ajudar os gestores a entenderem os modelos de propostas de valor e como aplicá-las nas novas estratégias no mercado turístico.

Impactos na imagem e na economia

O município conseguiu obter a imagem de gestão responsável ao fechar atrações turísticas como o objetivo de preservar o bem-estar dos viajantes e funcionários. O secretário ressalta a importância de pensar em novas formas de retomada, de forma gradativa, e não incentivar viagens neste momento apenas pensando na parte econômica.

“O retorno gradativo não significaria estimular viagens de imediato, pois ainda não é o momento. Diante do cenário de pandemia em todo o mundo, seria visto como oportunismo pelo mercado e um grande dano à imagem da empresa”, conclui Almeida.

Retorno às atividades na região

A demanda e o ritmo de retomada dependem do monitoramento frequente da capacidade de atendimento na rede de saúde. As previsões médias são de que o turismo em Gramado passe a registrar uma retomada gradual a partir do segundo semestre de 2020, em meados do mês de agosto, levando em conta a volta à normalidade da saúde pública.

Foto de capa: Cleiton Thiele

Deixe uma resposta